Maior processadora de couros do mundo usa IA para certificar qualidade

A JBS Couros (São Paulo/SP), maior indústria de processamento de couros do mundo, firmou acordo com a empresa neozelandesa Mindhive Global, especializada em tecnologia de classificação de couro com inteligência artificial (IA). A tecnologia possibilitará certificar a qualidade do que a empresa brasileira, que distribuiu R$ 2,2 bilhões aos acionistas, é capaz de processar a cada hora – até 360 peles por linha de produção –, com uma taxa de precisão superior a 91%.

Planta produtiva da JBS Couros
Divulgação/JBS Planta produtiva da JBS Couros

O sistema de IA da Mindhive Global possibilitará a inspeção e a classificação das peles em quatro segundos. Ele ajuda a mapear defeitos que estão sendo listados em 25 categorias de forma automática. A tecnologia acabará sendo empregada nas 21 unidades da JBS Couros no Brasil.

A implementação da Mindhive no Brasil deve acabar sendo concluída entre junho e julho. Do mesmo modo, é prevista a instalação de duas novas máquinas por mês. Ao todo serão instalados dez equipamentos de classificação e três de seleção de couro. A inspeção dos couros conta, sobretudo, com trabalho manual nas unidades de processamento. Por ano, a JBS Couros processa mais de 7 milhões de peles.

Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail

De acordo com o presidente da divisão de couro da JBS, Guilherme Motta, “a implementação da inteligência artificial permitirá estabelecer novos padrões para a classificação de couro” para atender critérios rigorosos de clientes e assegurar a segurança dos lotes.

Por fim, entre os objetivos da parceria, está a melhora da classificação do couro wet blue da JBS. Nesse sentido, o produto, curtido em cromo, acaba sendo comercializado pela empresa às indústrias automotiva, moveleira e calçadista.

Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail

O post Maior processadora de couros do mundo usa IA para certificar qualidade apareceu primeiro em Exclusivo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.