Lula confirma visita no Nortão para encontro com cacique e outras lideranças indígenas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou hoje que, na próxima sexta-feira (4), irá viajar à Terra Indígena Capoto-Jarina, na região Norte de Mato Grosso. Lula vai se encontrar na Aldeia Piaraçu com o Cacique Raoni Metuktire, liderança de destaque na atuação política em prol da defesa do meio ambiente e dos direitos indígenas.

A assessoria da Presidência informou ainda que o presidente também se reunirá com as demais lideranças indígenas que habitam a bacia do Rio Xingu. A aldeia Piaraçu está localizada no município de São José do Xingu e a rodovia de acesso é a MT-322. Ela fica localizada a 470 quilômetros de Sinop.

Na semana passada, Raoni, que é líder indígena da etnia Panará e Kayapó, afirmou que irá cobrar do presidente Lula o cumprimento das promessas relacionadas às questões ambientes que impactam diretamente na vida dos povos originários. Raoni pontuou que entre seus objetivos está pedir ao chefe do Planalto que desista da exploração de petróleo na margem equatorial, área marítima próxima da costa amazônica, o que gera críticas dos ambientalistas. O líder indígena também irá recordar o presidente da promessa de avançar na demarcação das terras indígenas.

“Já conversamos pessoalmente quando ele assumiu. Pedi para ele que não repetisse o que fez no passado, quando construiu a barragem de Belo Monte e causou forte impacto ambiental no Pará. Agora Lula virá à minha terra e trataremos da demarcação dos territórios indígenas dos nossos parentes que ainda não a obtiveram. Eu vou continuar apoiando Lula para garantir o bem viver dos nossos parentes”, disse.

Ele é reconhecido mundialmente pela luta em prol dos povos originários e defesa de pautas ambientais. Embora tenha se mudado para a cidade de Peixoto de Azevedo (300 quilômetro de Sinop) para cuidar da saúde, ele sempre viveu em Metuktire, uma aldeia de 400 habitantes às margens do rio Xingu. O cacique irá participar da COP30, cúpula climática da ONU (Organizações das Nações Unidas) que será realizada em novembro em Belém para realizar sua defesa pelos povos originários.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.