Rondônia celebra escolha de três estudantes para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Os estudantes participarão de uma formação em Brasília, em maio de 2025

Três estudantes de escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia foram selecionados para representarem o estado no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), que visa fortalecer a identidade jovem e promover a cidadania ativa na região. A seleção, realizada em duas etapas, destacou projetos inovadores e o engajamento dos jovens em questões cruciais para o futuro do Mercosul.

As inscrições foram realizadas pela internet, e a votação eletrônica aconteceu por meio da página do PJM, https://www.gov.br/mec/ptbr/pjm, no período de 19 a 21 de fevereiro. As eleições ocorreram no mesmo período em todo o território nacional, e os resultados foram divulgados na página do PJM, conforme calendário do órgão.

SELEÇÃO E REPRESENTATIVIDADE

A primeira etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul selecionou três jovens de cada Unidade da Federação (UF) para participar de uma formação em Brasília, em maio de 2025.

Em Rondônia, os eleitos foram:

  • Maria Eloisa de Souza Silva (EEEMTI Marechal Rondon, Buritis): projeto “Juventude em Ação: Conselho para integração regional e sustentabilidade” conquistou o maior número de votos, garantindo sua participação também na etapa internacional, em Foz do Iguaçu, em agosto de 2025;
  • Matheus Daniel Goulart Ferreira (EEEMTI Marechal Rondon, Buritis): o estudante se destacou com o projeto “A participação juvenil no ambiente escolar para fortalecer a cidadania, a identidade latino-americana, a inclusão social e conscientização sobre as mudanças climáticas”; e
  • Stella Ayanna de Meira Santiago (EEEMTI Alejandro Yague Mayor, Ji-Paraná): projeto “Meça sua fome: o desperdício zero de comida da merenda escolar também ajuda o meio ambiente”, demonstra a preocupação com a sustentabilidade e o impacto social.

FORMAÇÃO DE LÍDERES

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Parlamento Juvenil do Mercosul oferece aos jovens estudantes a oportunidade de vivenciarem o funcionamento das instituições democráticas, aprender sobre o bloco e suas instâncias, e desenvolver habilidades de debate e formulação de propostas. “A participação no PJM é uma experiência transformadora, que capacita os jovens a se tornarem líderes engajados e comprometidos com o futuro do Mercosul”, enfatizou.

PAPEL DA SEDUC

O processo de seleção do PJM para 2024-2026 foi composto por três etapas

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, destacou a função da Secretaria no processo seletivo, coordenando as etapas, para orientar os candidatos. “É muito importante a parceria com o MEC e o compromisso da Secretaria em apoiar o desenvolvimento do protagonismo juvenil. A edição 2024-2026 do programa tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil e a formulação de propostas que reflitam as necessidades e anseios da juventude do Mercosul”, declarou.

A coordenadora de Educação Básica da Seduc, Mariy Kathia, explicou as etapas da seleção. “O processo de seleção do PJM para 2024-2026 foi composto por três etapas eliminatórias: seleção de projetos 2024-2026; confirmação das candidaturas e a eleição”, detalhou.

PRÓXIMOS PASSOS

Os estudantes selecionados participarão de uma formação em Brasília, onde aprofundarão seus conhecimentos sobre o funcionamento do Mercosul, e desenvolverão suas habilidades de debate e formulação de propostas. A etapa internacional, em Foz do Iguaçu, reunirá os representantes de cada estado para um diálogo sobre os desafios e oportunidades da região.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Rondônia celebra escolha de três estudantes para o Parlamento Juvenil do Mercosul apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.