Vacina e papanicolau são aliados contra o câncer do colo do útero

Marques de Souza – A doença é o terceiro mais comum entre as mulheres brasileiras, com uma estimativa de 17.010 novos casos por ano. A boa notícia? Ele é totalmente prevenível, conforme destaca a ginecologista e obstetra Leticia Hennemann Leite.

Hoje, contamos com três formas eficazes de prevenção: vacinação contra o HPV, Exame citopatológico (Papanicolau) ou Teste de PCR para HPV de alto risco (disponível em alguns serviços de saúde).

“O encaminhamento e tratamento de lesões pré-cancerígenas evita que a doença evolua.” O HPV é responsável por cerca de 99% dos casos e sua transmissão ocorre, principalmente, por via sexual.

A vacina é gratuita pelo SUS para adolescentes de 9 a 19 anos (meninos e meninas), e pode ser feita em clínicas privadas até os 45 anos. “É segura, eficaz e essencial para reduzir a circulação do vírus.”

Já o exame de Papanicolau, disponível tanto no SUS quanto em clínicas particulares, é simples e muito eficiente para detectar alterações que precisam de acompanhamento mais detalhado. Se diagnosticadas precocemente, lesões iniciais têm grandes chances de cura.

Além da prevenção médica, manter um estilo de vida saudável faz toda a diferença: alimentação equilibrada, exercícios regulares, não fumar, evitar o excesso de álcool e usar preservativos são atitudes que contribuem muito.

 “Consultas regulares com a ginecologista são fundamentais para cuidar da saúde da mulher.”

Agendamento

As consultas com a Dra. Leticia Hennemann Leite podem ser agendadas pelo WhatsApp (51) 9.8608-0949 ou telefone (51) 3705-1080.

O atendimento na Associação Hospitalar Marques de Souza, sempre às terças-feiras a partir das 8h.

Foto Divulgação e texto: Giovane Weber/FW Comunicação

The post Vacina e papanicolau são aliados contra o câncer do colo do útero appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.