Costa do Sauípe volta ao circuito mundial de tênis

Costa do Sauípe em 2004

Após 14 anos, a Costa do Sauípe (BA) voltará a receber um torneio do circuito masculino de tênis. O complexo, que foi palco do Brasil Open entre 2001 e 2011, sediará o Costa do Sauípe Open, um ATP Challenger 125 que será disputado entre os dias 19 e 26 de outubro de 2025.

Assim, o torneio, realizado pela Try Sports em parceria com a Aviva, terá uma premiação de US$ 200 mil e oferecerá 125 pontos no ranking da ATP ao campeão.

Retorno de um palco histórico

A Costa do Sauípe foi uma referência no circuito internacional, tendo recebido alguns dos maiores nomes do tênis mundial. Gustavo Kuerten, o Guga, conquistou o título em 2002 e 2004, sendo esta sua última conquista na carreira. Bem como, Rafael Nadal, que brilhou em 2005, ainda como uma jovem promessa.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SportBuzz (@sportbuzzbr)

O torneio também contou com estrelas como Carlos Moyá, Richard Gasquet, Guillermo Coria, Gastón Gaudio, Juan Carlos Ferrero, Fernando Meligeni e Thomaz Bellucci, que disputou sua primeira final de ATP na Costa do Sauípe, em 2009.

Porém, com a transferência do Brasil Open para São Paulo em 2012, o Nordeste ficou sem um torneio de elite. Agora, com o retorno da competição ao complexo baiano, a região volta a ter relevância no mapa do tênis mundial.

Investimentos e modernização da estrutura

Para receber o novo torneio, o complexo de tênis da Costa do Sauípe passa por uma ampla reforma, com um investimento de R$ 3 milhões. O projeto inclui a renovação das quadras de saibro e rápidas, a construção de uma quadra central moderna e a remoção da antiga arquibancada. O local também contará com quadras de areia para a prática de beach tennis e outras instalações para os hóspedes do resort.

A Aviva, empresa de entretenimento e hotelaria, é a principal investidora do projeto. Dessa forma, o objetivo é transformar o torneio em um evento de referência, com planos de evoluir para um ATP 250 e incluir uma competição feminina de nível WTA a partir de 2026.

Assim, a organização do torneio busca não apenas consolidar o evento no circuito, mas também fortalecer a identidade baiana na promoção do esporte. Além disso, o torneio também visa atrair empresas e patrocinadores, transformando o evento em um ponto de networking, a exemplo dos ATPs de Acapulco, Mallorca, Estoril e Stuttgart.


 

O post Costa do Sauípe volta ao circuito mundial de tênis apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.