Sinop: Dilmar e Dorner articulam implantação de sistema de inspeção de produtos

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União), presidente da frente parlamentar agropecuária na Assembleia Legislativa, se reuniu ontem, com o prefeito Roberto Dorner (PL), em Sinop, para discutir a implantação do sistema brasileiro de inspeção de qualidade de produtos de origem animal (SISBI) no município. Produtos com esta identificação podem ser comercializados em todo o país, sem que haja a necessidade de possuir o selo do serviço de inspeção federal (SIF).

No encontro, ficou decidido que, dentro de 30 dias, um comitê formado por representantes da associação de Criadores de Suínos (Acrismat), do Fórum Agro e de frigoríficos de Sinop apresentarão ao prefeito um projeto para que seja feito à adesão ao SISBI no ministério da Agricultura e Pecuária. O poder executivo avaliará a contratação de dois médicos veterinários para que as inspeções comecem a ser feitas.

“Nós estamos tendo alguns Estados que estão entrando dentro do Mato Grosso e vendendo, quer dizer, eles têm um SISBI nos Estados dele, estão vindo para concorrer com nossos frigoríficos”, afirmou, ao Só Notícias, Dilmar Dal Bosco. “O SISBI aumenta a venda, porque o produtor vai vender fora do Estado também, então vai gerar um pouco mais de emprego, vai faturar mais, vai gerar mais impostos, quer dizer, tanto o Estado quanto o município ganham”, defendeu.

Participaram da reunião o vice-prefeito Paulinho Abreu (Republicanos), o vereador Célio Garcia (MDB), representantes da Acrismat e empresários.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.