Projeto proporcionará construção de ninhos artificiais para araras no Nortão

A bióloga e chefe de educação ambiental da divisão de Meio Ambiente em Juara (300 quilômetros de Sinop), Irene Baganha, confirmou, ontem, que está em andamento a implantação do projeto “Juara das Araras”, voltado ao desenvolvimento de ninhos artificiais no perímetro urbano e que serão destinados à preservação de araras-canindé.

A meta é instalar estruturas de madeira que acondicionem as aves em troncos de árvores ou plantas lenhosas (grande porte) na avenida Arinos, lago Geraldão e parque de exposições da Acrivale. “Esse projeto já existe em Sinop”, “e a moradia das nossas araras”, “a gente resolveu fabricar os ninhos em parceria com a Cadeia Pública de Juara, pela marcenaria dos reeducandos”, detalhou Baganha.

A forte presença da espécie, dado ao período migratório, tem ocasionado danos no paisagismo urbano pela construção de “moradias naturais”. No entanto, a profissional destacou que as atividades estão sendo realizadas em tempo hábil, considerando que o período reprodutivo da espécie ocorre entre os meses de dezembro a maio. Além disso, serão plantadas árvores frutíferas para garantir alimento aos animais.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.