Eleições 2024: críticas e celebração marcam estreia do guia eleitoral para prefeito do Recife


Propaganda eleitoral começou nesta sexta-feira (30) com programas de quatro candidatos a prefeito. Primeiro guia eleitoral para a prefeitura do Recife
Reprodução/TV Globo
Começou nesta sexta-feira (30) o Horário Eleitoral Gratuito, no rádio e na televisão, com os candidatos a prefeito do Recife. Dos oito candidatos na disputa, apenas quatro estão dentro do que é exigido pela Lei Eleitoral para ter o direito à propaganda no rádio e na TV.
Popularmente conhecido em Pernambuco como guia eleitoral, a propaganda tem duas exibições fixas de 10 minutos de duração por dia na TV. A primeira de 13h às 13h10, e a segunda, de 20h30 às 20h40. De acordo com o TSE, os programas serão exibidos até o dia 3 de outubro, no 1º turno e, em caso de 2º turno, de 11 a 25 de outuro.
🗳️ Acompanhe a cobertura completa das eleições em Pernambuco
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Neste 1º turno, os candidatos que têm direito a tempo de TV e rádio são Dani Portela (PSOL), Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL) e João Campos (PSB). Os demais não atingiram a cláusula de barreira definida pela lei eleitoral – tinham que ter eleito o mínimo de cinco deputados federais em 2022.
Confira abaixo como foi o primeiro programa eleitoral dos candidatos pela ordem em que foram exibidos. A ordem foi definida em sorteio, na semana passada, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
Gilson Machado (PL)
Candidato do PL a prefeitura do Recife, Gilson Machado reforçou relação com ex-presidente.
Foto: Reprodução / TV Globo
Primeiro a aparecer na propaganda eleitoral de 2024, o candidato Gilson Machado (PL) iniciou seu programa com imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Gilson se apresentou como músico e “louco por animais”.
Ao longo de dois minutos e cinco segundos de duração, o candidato do PL se apresentou como “amigo de Bolsonaro” e disse ter orgulho de suas origens: “Eu não vou esconder nunca o orgulho que eu tenho, o pertencimento que tenho, pelas minha raízes, pelo Nordeste, pela seriedade com o povo nordestino”, disse.
A propaganda do PL ainda fez críticas à gestão atual da prefeitura, destacando que a cidade é “governada pela mesma família há 12 anos” e que “tem mais de 100 mil pessoas abaixo da linha da pobreza”. A candidata a vice de Gilson, Leninha Dias (PL), elogiou o titular, a quem chamou de “leal”. Ela foi a única candidata a vice a falar no primeiro dia de propaganda eleitoral.
Dani Portela (PSOL)
Candidata do PSOL a prefeita do Recife, Dani Portela pediu que seguissem suas redes sociais.
Foto: Reprodução / TV Globo
Candidata com o menor tempo no Horário Eleitoral Gratuito de 2024, Dani Portela (PSOL) usou seu meio minuto para se apresentar e pedir para que os eleitores acompanhem as redes sociais dela.
Dani Portela apostou no discurso da representatividade: “Eu sou Dani Portela. Eu quero ser a primeira mulher negra prefeita do Recife. Aqui na TV eu só tenho 30 segundos, mas nossa campanha está nas ruas e está nas redes”, disse.
Para reforçar o pedido de que as pessoas possam acompanhar a propaganda via redes sociais, Dani Portela segurou uma placa, fazendo referência a um televisor, e virou na vertical para simbolizar a tela de um celular com o convite “me segue no Insta”, mostrando um QR Code para facilitar o acesso direto à rede social.
Daniel Coelho (PSD)
Candidato do PSD a prefeito do Recife, Daniel Coelho criticou atual gestão da cidade.
Foto: Reprodução / TV Globo
Penúltimo programa do dia, o guia de Daniel Coelho (PSD) teve o discurso mais contundente contra a gestão do atual prefeito. Com o lema “Recife sem filtro”, o candidato mostrou imagens de pessoas com placas com a frase “Almoçou, meu prefeito? Eu não”, em referência a um trocadilho usado por apoiadores do atual gestor municipal na internet.
O candidato do PSD afirmou, durante seu tempo de dois minutos e 39 segundos, que Recife é a “segunda cidade mais desigual do Brasil” e que “não dá para se acostumar com tanta gente na miséria e passando fome na cidade do Recife”. “Esse é o Recife sem filtro, muito diferente da propaganda da prefeitura”, disse.
O candidato conversou com uma moradora que vive embaixo de um viaduto na saída do Parque de Santana, na Zona Norte do Recife. A mulher afirma que já foi vítima de enchente e de incêndio na mesma localidade e que o atual prefeito prometeu ajuda e não cumpriu. Daniel Coelho criticou ainda o déficit habitacional da cidade.
João Campos (PSB)
Candidato do PSB à reeleição para a prefeitura do Recife, João Campos defendeu a gestão
Foto: Reprodução / TV Globo
Candidato com maior tempo de propaganda eleitoral, tendo sozinho quase 50% do total (quatro minutos e 45 segundos de duração), João Campos (PSB) utilizou de linguagem informal e com tom de animação em defesa da atual gestão recifense. O programa mostrou imagens dos ex-governadores Eduardo Campos e Miguel Arraes (pai e bisavô de João) e disse que ele agora é conhecido “apenas como João” e como “meu prefeito”.
A propaganda mostrou cenas de João Campos falando com as pessoas pela cidade. “Eu diria que governar é um ato de amor. Você se dedicar por inteiro à cidade, para a gente governar bem, a gente precisa cuidar das pessoas, precisa enxergar, precisa ouvir. As pessoas me botaram lá pra resolver mesmo”, disse.
O programa citou conquistas da atual gestão, com destaque para “dobrar as vagas de creche”, “elevar o Recife do 21º para o 6º lugar em alfabetização na idade certa”, além da “construção de quatro parques”, do Hospital Veterinário e ainda celebrou a vacinação de Covid-19. Foram mostradas cenas das obras de construção do Hospital da Criança e da população abraçando o candidato durante a exibição de um clipe musical.
Inserções durante o dia
Além dos dois horários reservados no rádio e na TV para o guia, os candidatos têm uma quantidade específica de inserções (propagandas exibidas nos intervalos comerciais)ao longo do dia, seguindo as regras de representação partidária. Confira a quantidade de inserções a que os candidatos vão ter direito ao longo do primeiro turno:
João Campos: 1.397 inserções
Daniel Coelho: 781 inserções
Gilson Machado: 613 inserções
Dani Portela: 149 inserções
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.