Lei da Reciprocidade protegerá interesses econômicos de Mato Grosso, avalia senador

O senador Wellington Fagundes (PL) avaliou que a aprovação unânime, ontem, da Lei da Reciprocidade Econômica pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, “significa que o nosso país agora tem mais força para reagir a medidas injustas de outros países que prejudiquem nossos produtos e nossa economia. É o Brasil se posicionando com firmeza no comércio internacional!”. “Essa aprovação é essencial para proteger os interesses econômicos de Mato Grosso, o maior produtor deste país. A legislação proporcionará ao Brasil, instrumentos para responder de forma eficaz a práticas comerciais injustas, garantindo que nossos produtos, como soja e carne, tenham acesso justo aos mercados internacionais”.

O projeto 2.088/2023, do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) e relatado pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países ou blocos econômicos que imponham barreiras aos produtos brasileiros no mercado global. O texto segue agora para sanção presidencial.

A aprovação ocorreu em um momento estratégico, coincidindo com o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de novas tarifas sobre produtos brasileiros. A senadora Tereza Cristina, relatora do projeto, ressaltou que a lei não se trata de uma retaliação, mas sim de uma ferramenta de
negociação para garantir que os produtos brasileiros sejam tratados de forma justa no mercado internacional.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.