Força-tarefa extingue focos de incêndio e reforça monitoramento na Ilha Urubuqueçaba


Polícia Ambiental, descartou a hipótese de uma ação criminosa durante a ação; dois homens foram encontrados no local Operação mobilizou agentes da Polícia Ambiental e da Guarda Civil Municipal (GCM)
Reprodução/Prefeitura de Santos
Uma força-tarefa coordenada pela Prefeitura de Santos extinguiu sete focos de incêndio na Ilha Urubuqueçaba, localizada no bairro José Menino, no litoral de São Paulo, na manhã de quarta-feira (2). Dois homens foram abordados na ilha e tentaram deixar o local ao avistar os agentes.
O tenente Felipe Melo, da Polícia Ambiental, descartou a hipótese de uma ação criminosa, destacando a dificuldade de acesso à ilha, que possui declives acentuados.
Segundo o coordenador do Grupo Técnico de Controle de Ocupações Irregulares da Prefeitura, Ailton Valido dos Santos, a vegetação seca da região é propícia à combustão espontânea.
Essa situação contribui para a formação de focos de incêndio. Por isso, durante a ação, as equipes precisaram utilizar abafadores para conter as chamas. Apesar disso, em nenhum momento os focos de incêndio fugiram do controle.
A operação mobilizou diversos órgãos públicos, incluindo Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e as secretarias de Meio Ambiente (Semam) e das Prefeituras Regionais (Sepref).
Ação da força-tarefa é periódica
Reprodução/Prefeitura de Santos
Monitoramento
O coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, informou que, desde a última sexta-feira (28), a administração municipal vem monitorando a Ilha Urubuqueçaba, de forma presencial e à distância por meio do Centro de Controle Operacional (CCO).
Ele reforçou que o local é uma área de risco com muita vegetação, cobras e com o risco de afogamento.
Preservação
No sábado (29), um homem em situação de rua foi identificado por agentes durante uma operação para coibir crimes contra o meio ambiente. A ação ocorreu devido à presença de fumaça na ilha, que assustou os moradores da região.
Por isso, a administração municipal está realizando operações periódicas na região, para combater incêndios e evitar crimes ambientais decorrentes da ocupação ilegal e da construção de moradias irregulares na área de preservação.
Durante a vistoria de quarta-feira (2), não foram encontrados barracos no local. Apesar disso, a força-tarefa abordou dois homens que estavam no local e tentaram deixar a área ao avistar as equipes.
Após verificação pela Guarda Civil Municipal (GCM), eles foram liberados por não possuírem pendências com a Justiça.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.