A McLaren, atual campeã do Campeonato de Construtores e líder da F1, deu mais uma mostra de sua força no primeiro dia de treinos do GP do Japão. Na noite desta quinta-feira, 03, Lando Norris foi o mais rápido da primeira sessão de treinos, seguido por George Russell e Charles Leclerc. Já na madrugada desta sexta-feira, foi a vez de Oscar Piastri liderar a segunda sessão de treinos, superando Norris por apenas 46 milésimos. Isack Hadjar surpreendeu e completou os três primeiros.
TL1
A primeira sessão aconteceu sem problemas. Os pilotos começaram a se familiarizar com as novidades de Suzuka, como o asfalto recapeado. Durante boa parte do treino, a Mercedes foi a mais rápida com George Russell. No entanto, Lando Norris conseguiu uma volta rápida e superou o britânico, provando que a McLaren é a favorita para o GP do Japão. Ainda assim, as Flechas Prateadas surgem como as principais desafiantes neste fim de semana.
Na sua primeira sessão oficial com a Red Bull, Yuki Tsunoda teve um bom desempenho e conseguiu andar próximo de Max Verstappen. O japonês foi o sexto colocado, enquanto o tetracampeão terminou em quinto, com uma diferença de apenas um décimo entre eles. Por sua vez, Liam Lawson ficou distante de Hadjar, encerrando a sessão em 13º, enquanto o francês colocou o carro da Racing Bulls na oitava posição.
Ver essa foto no Instagram
Gabriel Bortoleto teve desempenho próximo ao de Nico Hülkenberg, que testou todas as atualizações levadas pela Sauber para o fim de semana. Eles terminaram em 20º e 17º lugares, respectivamente.
TL2
Por outro lado, o segundo treino livre foi marcado por várias interrupções — cerca de metade da sessão ocorreu sob bandeira vermelha. A primeira paralisação veio logo nos primeiros dez minutos, após uma forte batida de Jack Doohan. Na sequência, Fernando Alonso rodou e ficou atolado na brita. Pouco depois, parte do gramado começou a pegar fogo, forçando a direção de prova a interromper o treino mais duas vezes.
Ver essa foto no Instagram
Sob bandeira verde, vários pilotos se revezaram na liderança. Russell e Norris disputaram o controle da sessão em Suzuka, mas quem levou a melhor foi Piastri, que superou o companheiro de equipe por apenas um centésimo. Bortoleto terminou em 13º, logo atrás de Hülkenberg.
Ver essa foto no Instagram
F1: GP do Japão
Nesta sexta-feira, 04, vai acontecer o terceiro treino livre em Suzuka, às 23h30. Já no sábado, 05, às 03h, os carros voltam a pista para a classificação e na madrugada de domingo, 06, às 02h vai acontecer a largada do GP do Japão de F1.
O post F1: McLaren domina primeiro dia do GP do Japão apareceu primeiro em Sportbuzz.