
O clima desta sexta-feira (4) será marcado pela instabilidade em grande parte do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu sete alertas, sendo cinco de chuvas intensas, um de acumulado de chuva no Rio de Janeiro e em São Paulo e um de declínio de temperatura no Sul (veja detalhes das áreas afetadas mais abaixo).
Ao todo, 22 estados devem ser atingidos pelas chuvas, com destaque para Rio e São Paulo, que estão em áreas de maior risco. O aumento das precipitações decorre da passagem de uma frente fria que, ao se chocar com o ar quente, cria condições favoráveis para a formação de nuvens carregadas.
A frente fria também é a responsável pela derrubada dos termômetros no Sul. Embora o alerta amarelo que abrange a região seja o mais brando entre os níveis do Inmet, ele ainda indica leve risco à saúde por conta do frio, devido ao declínio de 3ºC a 5ºC nas áreas afetadas.
Confira, a seguir, os detalhes dos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Chuvas intensas em todo o Brasil
Ao todo, o Inmet emitiu cinco alertas de chuvas intensas que cobrem todas as regiões do país. Os avisos variam entre grau amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo), com possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h, alagamentos, quedas de galhos, descargas elétricas e até interrupção de energia elétrica.

O destaque vai para o Sudeste, que concentra dois alertas de ‘perigo’ para chuvas intensas. Todos os estados da região – São Paulo, Rio de Janeiro, o sul do Espírito Santo e o sul de Minas Gerais – têm previsão de precipitações entre 30 e 60 mm/h, além de ventos fortes, com risco considerável para transtornos à população.
A região Norte também está sob dois alertas de perigo, com previsão semelhante de chuva volumosa e vento forte nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, além do sudoeste do Pará e sul do Amapá. A situação é preocupante, sobretudo, nas áreas mais vulneráveis e ribeirinhas.
O alerta amarelo, de ‘perigo potencial’, engloba uma ampla faixa do país, que inclui o Centro-Oeste, parte do Nordeste e o interior do Norte. Nesses locais, a previsão é de chuvas entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia, com ventos entre 40 e 60km/h. Apesar do risco ser menor, o Inmet ainda alerta para risco de queda de galhos e ocorrências em áreas urbanas.
Alerta vermelho para acumuado de chuva no RJ e em SP
O alerta vermelho, de ‘grande perigo’ para acumulado de chuva mobilizou autoridades do Rio de Janeiro e de São Paulo, que esperam volumes acima de 100 mm por dia ou 60 mm por hora, com alto risco para alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos em áreas vulneráveis.

O aviso, que vale desde as 4h e se estende até às 10h deste sábado (5), atinge regiões como o Sul Fluminense, Baixadas, Região Metropolitana do Rio, Vale do Paraíba, Litoral Sul e Grande São Paulo.
A recomendação é desligar aparelhos elétricos, evitar áreas de risco e buscar abrigo em locais seguros. Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados em caso de emergência.
Declínio de temperatura no Sul
Há também o alerta de declínio de temperatura com risco leve à saúde para diversas regiões do Sul e parte do Sudeste do país, com previsão de queda entre 3°C e 5°C na manhã desta sexta.

O aviso atinge municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, sobretudo em áreas como a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, região Serrana e Metropolitana de Curitiba.