Renato Gaúcho comenta volta ao Fluminense: ‘Me sinto…’

Renato Gaúcho, novo treinador do Fluminense, é apresentado no CT Carlos Castilho

Em sua sétima passagem pelo Fluminense, Renato Gaúcho foi oficialmente apresentado como novo treinador do clube nesta sexta-feira (4), em coletiva de imprensa realizada no CT Carlos Castilho. Com contrato válido até o fim de 2025, o técnico retorna ao Tricolor das Laranjeiras após anos marcantes como jogador e comandante da equipe.

“Acima de tudo, muito feliz de estar aqui, né?”, declarou Renato. “É lógico que todas as competições que a gente entra é pra ganhar. Nem sempre é possível, mas a gente trabalha dia a dia pra conquistar resultados e títulos, e isso eu não vou abrir mão”, garantiu o técnico, que conquistou a Copa do Brasil com o Flu em 2007 e esteve à frente do time na campanha histórica da Libertadores de 2008.

Estilo de jogo e filosofia de trabalho

Durante a coletiva, Renato detalhou o estilo que deseja implementar no Fluminense e sua forma de conduzir o elenco. “O treinador tem que ser um pouco de tudo. Tem que conversar com os jogadores, trabalhar a parte tática e técnica. Apagar incêndio quando for preciso, mas acima de tudo dar liberdade ao jogador se expressar”, explicou.

Reforços e análise do elenco tricolor

Questionado sobre possíveis contratações, o treinador destacou a necessidade de equilíbrio financeiro e disse que o clube está atento ao mercado. “Hoje em dia não é fácil contratar. Quando você encontra jogador, ele é caríssimo. Vai depender da situação financeira, mas sempre que o clube puder me dar um reforço, ele será bem-vindo”, afirmou.

Renato revelou que já conhece a maior parte do elenco e elogiou os atletas. “O grupo do Fluminense é muito bom. Trabalhei com Thiago Silva, Thiago Santos, Renê, Lima… E o Fábio é um dos melhores goleiros do Brasil. Temos também o Thiago, um líder dentro de campo, um cara excepcional. Por isso aceitei o convite. Tenho certeza do sucesso desse grupo”, completou.

Por que Renato Gaúcho escolheu o Fluminense?

O novo comandante revelou que recusou outras propostas para retornar ao clube onde construiu uma relação afetiva. “Tive convites de outros clubes. Inclusive essa semana pediram que eu não fechasse com ninguém, nem com o Fluminense. Mas aqui me sinto em casa. Queria trabalhar com o Mário, com o Paulo, e conheço 80% do grupo. Quando você quer, junta o útil ao agradável”, afirmou Renato.

“Tive o prazer de vestir essa camisa, de conquistar o título de 1995 como jogador e de levar a Copa do Brasil em 2007. Sempre me senti em casa aqui”, concluiu.

Estreia e próximos desafios

A estreia de Renato Gaúcho no comando do Fluminense será neste domingo (6), contra o Red Bull Bragantino, no Maracanã, pela segunda rodada do Brasileirão Série A 2025. Ao seu lado, chegam os auxiliares Marcelo Salles e Alexandre Mendes, que integrarão a nova comissão técnica tricolor.


O post Renato Gaúcho comenta volta ao Fluminense: ‘Me sinto…’ apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.