CBF implementa regra inusitada para Brasileirão 2025

Soteldo, do Santos, sobe em cima da bola com os dois pés

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou neste sábado (5) uma nova diretriz para os árbitros do futebol nacional. A partir de agora, jogadores que realizarem o gesto de subir na bola com os dois pés durante partidas oficiais serão advertidos com cartão amarelo e a equipe adversária será beneficiada com um tiro livre indireto no local da infração.

A orientação foi comunicada por meio de ofício enviado a todas as federações estaduais e clubes filiados à entidade. A medida visa coibir atos considerados provocativos, desrespeitosos e prejudiciais à imagem do futebol brasileiro.

“Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária. Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas”, afirmou a Comissão de Arbitragem da CBF no documento.

A CBF considera que esse tipo de atitude pode causar confrontos entre os atletas, aumentar o risco de lesões e ainda comprometer a imagem do futebol nacional no cenário internacional.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SportBuzz (@sportbuzzbr)

Subir na bola vira infração por conduta antidesportiva, diz CBF

No comunicado, a CBF esclarece que o ato se enquadra como conduta antidesportiva, segundo o Livro de Regras do futebol, por “mostrar falta de respeito pelo futebol”. Com isso, os árbitros estão oficialmente autorizados a advertir o infrator com cartão amarelo e reiniciar o jogo com tiro livre indireto para o time adversário. “A Comissão de Arbitragem da CBF comunica que tal conduta é passível de punição por desrespeito ao jogo”, diz trecho do ofício.

Polêmica recente reacendeu o debate

A discussão voltou à tona após o atacante Memphis Depay, do Corinthians, subir na bola durante a final do Paulistão 2024, contra o Palmeiras. O gesto, interpretado como provocação, ocorreu perto da linha de fundo e gerou confusão em campo.

Apesar de não ser inédito no futebol brasileiro, o movimento passou a ser formalmente enquadrado como passível de punição apenas agora. Em 2023, o venezuelano Soteldo também subiu na bola durante a vitória do Santos sobre o Vasco, pelo Brasileirão, e foi duramente confrontado pelos adversários.


O post CBF implementa regra inusitada para Brasileirão 2025 apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.