
No quadro ‘Pega a dica’, g1 reúne oportunidades de graça em várias cidades da Região Metropolitana. Aula de robótica do Projeto Connecta+ em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife
Diogo Weslley/divulgação
Cursos profissionalizantes, oficinas de tecnologia e inscrições para casamento coletivo são alguns dos serviços gratuitos disponíveis no Grande Recife nesta segunda semana de abril.
Confira, abaixo, o “Pega a dica”, agenda semanal do g1 que mostra onde encontrar serviços de graça na Região Metropolitana do Recife:
Casamento coletivo no Recife
Cursos profissionalizantes em Paulista
Grupo de estudos de estética da feiura
Oficinas de tecnologia e criatividade para jovens
Capacitação em sistemas fotovoltaicos
Bolsas de estudo para curso de tecnologia
Curso de segurança e prevenção de lesões
Exames de mamografia no Recife
Encontro de inovação e tecnologia para mulheres
Casamento coletivo no Cabo de Santo Agostinho
Atendimento de saúde para mulheres
Cursos do Senai
Atendimento jurídico no Recife
Cursos e serviços de saúde para idosos da UFPE
Consultas e serviços de saúde
Tratamento de esporotricose para gatos em Jaboatão
Tratamento de esporotricose para gatos no Recife
Casamento coletivo no Recife
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Defensoria Pública Estadual (DPE) estão com inscrições abertas para um casamento coletivo gratuito que acontece no dia 11 de junho, às 14h, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira. A cerimônia acontece um dia antes do dia dos namorados.
Cursos profissionalizantes em Paulista
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Paulista está com 360 vagas abertas em cursos de aperfeiçoamento e de qualificação profissional, que começam a partir deste mês de abril. São treinamentos em informática básica, boas práticas de refrigeração, técnicas de macenaria, técnicas básicas de costura, dentre outros.
Grupo de estudos de estética da feiura
Até o dia 8 de abril estão abertas as inscrições para participar de grupo de pesquisa sobre a estética da feiura, o fEEEio Lab. O objetivo do grupo é debater as estéticas sociais no Recife, em especial nas áreas de design, moda, artes plásticas e artesanato.
Oficinas de tecnologia e criatividade para jovens
Jovens de 16 a 20 anos da Região Metropolitana do Recife podem se inscrever para oficinas gratuitas de tecnologia e inovação oferecidas pelo Projeto Connecta+. Serão 20 vagas para aulas nas áreas de arte, design e introdução à robótica. As aulas têm acessibilidade como recursos em Libras e espaços adaptados
Capacitação em sistemas fotovoltaicos
O campus Recife do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) está com inscrições abertas para um curso gratuito de capacitação em sistemas fotovoltaicos. Serão duas turmas de 60 alunos cada, com 30% das vagas sendo reservadas para mulheres. É necessário ter 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental.
Bolsas de estudo para curso de tecnologia
O programa “Transforme-se”, da Serasa Experian, oferece 270 bolsas de estudos na área de tecnologia para jovens em situação de vulnerabilidade social. As vagas são voltadas pessoas de 18 a 29 anos que tenham completado ou estejam cursando o ensino médio.
As aulas serão realizadas em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O projeto fornece, ainda, uma bolsa auxílio para alimentação e transporte, no valor de R$ 27 por cada aula ministrada. A formação dura seis meses e conta com os seguintes módulos:
Informática básica;
Lógica;
Programação front-end (Java);
Finanças pessoais.
Curso de segurança e prevenção de lesões
Estão abertas as inscrições para o curso “Corpo aéreo: curso de segurança e prevenção de lesões”. São ofertadas 12 vagas para professores de acrobacia. A formação, ministrada pela professora Malu Vieira, faz parte do projeto Formação em Segurança e Prevenção de Lesões para Aerialistas, subsidiado pela prefeitura do Recife.
Para participar, é preciso ter, pelo menos, um ano de experiência no ensino da modalidade. Entre os temas abordados no curso, estão segurança na montagem dos aparelhos, primeiros socorros e avaliação física para acrobatas.
As aulas são presenciais na sede do Casulo Artes Circenses e no Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte da capital pernambucana. A seleção vai levar em conta critérios de inclusão e diversidade, com 50% das vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e trans.
Exames de mamografia no Recife
Como iniciativa de prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura do Recife disponibiliza, durante o mês de abril, 2 mil vagas para exames gratuitos de mamografia em 26 locais na cidade (confira a programação completa na internet). O atendimento é por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento.
Os exames são feitos das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em cada local, são ofertadas 80 vagas diárias, sendo 40 pela manhã e 40 à tarde. O público-alvo é formado por mulheres e homens trans que moram no Recife e têm idade entre 50 e 69 anos.
No dia do exame, é necessário apresentar um documento de identificação, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um comprovante de residência. “O resultado da mamografia fica pronto em até 30 dias e pode ser retirado na unidade onde o exame foi realizado ou na mais próxima do ponto de atendimento”, disse a prefeitura, em nota.
Encontro de inovação e tecnologia para mulheres
Mulheres que atuam ou têm interesse em trabalhar na área de tecnologia podem participar do “Código M”, encontro sobre inovação promovido pela organização Laboratória em parceria com o Google.Org. A iniciativa inclui palestras e momentos de troca de ideias entre as participantes. São oferecidas, no total, 250 vagas.
Casamento coletivo no Cabo de Santo Agostinho
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) abriu inscrições para um casamento coletivo no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Estão disponíveis 60 vagas. A cerimônia será realizada no dia 18 de maio, às 10h, na Escola Professor Antônio Benedito da Rocha, que fica na Rua Dr. Geraldo Nogueira, 145, no bairro Garapu.
Atendimento de saúde para mulheres
O Ambulatório Mulher Integral, da faculdade UNIFBV Wyden, oferece atendimento gratuito para mulheres em situação de vulnerabilidade que precisam de acompanhamento ginecológico, exames preventivos e orientação sobre saúde reprodutiva.
Os atendimentos são realizados por alunos e professores da faculdade, sob supervisão de especialistas em enfermagem obstétrica e ginecológica, fisioterapia, nutrição, odontologia, direito e psicologia.
Para participar é preciso fazer uma triagem, que acontece todas as terças-feiras, a partir das 18h30; e às quintas-feiras, a partir das 8h.
Atendimento ginecológico para mulheres:
Terças-feiras, a partir das 18h30
Quintas-feiras, a partir das 8h
Ambulatório Mulher Integral: Rua Jean Emile Favre, 422, Imbiribeira, Recife
Serviços oferecidos: consultas ginecológicas, exames especulares, pré-natal, planejamento familiar, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atendimento voltado para menopausa e climatério.
Gratuito
Cursos do Senai
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai) abriu inscrições para 245 vagas gratuitas em cursos técnicos presenciais. As capacitações serão oferecidas nas unidades de Paulista e Ipojuca, no Grande Recife, e na de Areias, na Zona Oeste da capital, com início das aulas previsto para o dia 5 de maio.
As inscrições podem ser feitas pela internet até 21 de abril, em sites específicos para cada turma, disponibilizados no edital (acesse aqui o edital e os links). Os cursos são os seguintes:
Desenvolvimento de sistemas (Areias e Paulista);
Logística (Areias e Paulista);
Automação industrial (Areias);
Eletrotécnica (Ipojuca);
Técnico em plástico (Ipojuca).
Atendimento jurídico no Recife
Quem precisa de atendimento jurídico, mas não tem condições de pagar pelos serviços de um advogado, pode recorrer ao escritório modelo da faculdade Estácio no Recife e de uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação, que funciona por meio de convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Os serviços estão disponíveis no Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife. Para ser atendido é preciso morar na capital pernambucana.
Atendimento jurídico gratuito e Câmara Privada de Conciliação
Cursos e serviços de saúde para idosos
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece cursos e serviços gratuitos para pessoas com idades acima de 60 anos. Entre as oportunidades estão cursos de idiomas (espanhol e francês), de pintura, dança do ventre, dança de salão, crochê, Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre outros, totalizando 21 oportunidades. Também são oferecidos atendimentos ambulatoriais e exercícios de fonoaudiologia.
Consultas e serviços de saúde
O Centro Integrado de Saúde (CIS), do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), oferece serviços de saúde gratuitos no Recife e em Jaboatão. Os atendimentos acontecem na clínica-escola da instituição e são voltados a todos os públicos, mediante agendamento.
No campus Recife, é oferecido apenas atendimento psicológico. Já em Jaboatão dos Guararapes, são oferecidos os seguintes serviços de saúde:
Fisioterapia dermatofuncional;
Fisioterapia neurofuncional;
Fisioterapia traumato-ortopédica;
Fisioterapia geriátrica;
Acupuntura e ventosaterapia;
Aferição de pressão arterial;
Teste de glicemia;
Orientação sobre amamentação;
Nutrição social;
Atendimento psicológico;
Psicoterapia individual.
Tratamento de esporotricose para gatos em Jaboatão
O Centro de Vigilância Ambiental (CVA) de Jaboatão dos Guararapes disponibiliza, de forma gratuita, o tratamento de gatos infectados com esporotricose (infecção na pele causada pelo fungo Sporothrix). A doença provoca feridas na pele do animal, e o tratamento tem duração mínima de seis meses.
A medicação é disponibilizada pelo município, tanto para o animal quanto para a população. A cada 30 dias, o gato é reavaliado pela equipe médica. Para conseguir o atendimento, basta levar o animal até o Centro de Vigilância, de segunda a quarta-feira, das 8h30 às 11h30.
Tratamento de esporotricose para gatos no Recife
Os tutores de gatos podem procurar a emergência, ou marcar uma consulta por telefone, no Hospital Veterinário do Recife, para tratamento da esporotricose nos felinos. O atendimento e a medicação são gratuitos. A cada consulta, já fica marcado o retorno para pegar o novo ciclo de medicação (uma caixa com 30 comprimidos por mês) e o acompanhamento da saúde do animal.
ANS recomenda mamografia a partir dos 50, a cada dois anos, como é feito no SUS
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias