Foi difícil, mas o Botafogo conseguiu furar a retranca venezuelana do Carabobo, vencendo por 2 a 0, no Nilton Santos, e somando seus primeiros três pontos nesta edição da Copa Libertadores. O atual campeão pressionou durante todos os 90 minutos, mas só chegou aos gols no final da segunda etapa, com um de falta de Patrick de Paula e outro de Matheus Martins, no último minuto.
O Fogão agora vai à segunda posição do Grupo A, atrás da Universidad do Chile, que venceu o alvinegro na estreia, e a frente do Estudiantes, da Argentina, ambos também com três pontos. As equipes ainda se enfrentam pela segunda rodada. Já o Botafogo só volta a campo pela competição continental no próximo dia 23, quando visitará o Estudiantes. Até lá, o clube terá três rodadas do Campeonato Brasileiro, contra RB Bragantino, São Paulo e Atlético-MG.
Ver essa foto no Instagram
A partida entre Botafogo e Carabobo
Logo aos 4 minutos, o Carabobo assustou. Berríos saiu cara a cara com o goleiro John, mas finalizou para fora, desperdiçando a melhor chance dos venezuelanos na partida. O lance serviu de alerta para o time brasileiro, que passou a dominar as ações ofensivas logo em seguida.
Aos 8 minutos, o Botafogo quase abriu o placar em uma jogada inusitada: Artur cruzou buscando Mastriani, e o zagueiro Neira, na tentativa de cortar, mandou a bola na trave, quase marcando contra.
O Alvinegro seguiu pressionando. Aos 12, Savarino arriscou de fora da área, o goleiro Bruera espalmou, e Santi desperdiçou a chance mais clara do jogo, mandando para fora mesmo com o gol escancarado.
Aos 37, o Botafogo voltou a chegar com perigo em bela troca de passes. Savarino tabelou com Artur e acionou Ponte na linha de fundo. O lateral cruzou para trás, Artur dominou dentro da área, mas chutou para fora, aumentando a frustração da equipe carioca.
O Fogão voltou com força para a segunda etapa, e o zagueiro Alexander Barboza teve uma boa chance logo aos 9 minutos, aproveitando um rebote com uma bica que tirou tinta da trave.
O ritmo do jogo, porém, foi quebrado, pois, aos 12 minutos, Neira afastou uma bola de cabeça, mas acabou se chocando com Mastriani, e os dois jogadores caíram feio no gramado. Enquanto o atacante alvinegro lentamente se levantava, Neira não teve tanta sorte, e os jogadores do clube venezuelano clamavam por atendimento médico. Com uma ambulância no campo, o jogador restaurou a consciência e foi substituído.
Minutos terribles luego de que el defensor argentino Ezequiel Neira del Carabobo FC fue sacado en ambulancia del Estádio Nilton Santos por una conmoción, después de chocar su cabeza con la de un atacante del Botafogo. pic.twitter.com/pC0ykCZS6C
—
lex Yánez (@AlexYanezFC) April 8, 2025
Após cinco minutos, a bola voltou a rolar, com os venezuelanos arrancando mais suspiros de tensão dos botafoguenses, quando Pérez soltou uma bomba de esquerda que explodiu no travessão de John.
O clube da casa retomou o controle do jogo, com tentativas de Mastriani, Savarino e Patrick de Paula, que entrou em um pacotão de mudanças promovido por Renato Paiva, mas a bola não entrava.
A escolha do técnico brilhou, pois, aos 42 minutos, Gregore sofreu uma falta relativamente longe da meta, mas Patrick de Paula chamou a responsabilidade, chutou rasteiro com desvio no canto do goleiro e finalmente abriu o placar. Com oito minutos de acréscimos, ainda deu tempo de Matheus Martins ampliar o placar no último minuto.
O post Botafogo sofre, mas marca no final e vence a primeira na Libertadores apareceu primeiro em Sportbuzz.