Preparado com carne de porco e melaço de cana, hambúrguer feito no interior de SP é destaque em competição estadual


Lanche ‘Brasileirinho’ foi elaborado especialmente para o evento, julgado pelos Chefs Roberto Ravioli e Reginaldo Almeira, na terça-feira (8), em São Paulo (SP). Receita é de hamburgueria que surgiu em Botucatu (SP). ‘Brasileirinho’ foi criado especialmente para a competição
Arquivo pessoal/Matheus Moreira
Carne de porco frita no azeite, mostarda dijon artesanal, hambúrguer com blend especial, queijo coalho selado na chapa, maionese de alho assado, abacaxi caramelizado no melaço de cana e, para finalizar, um parmesão ralado: esse é o ‘Brasileirinho’, a receita especial destaque feita por uma hamburgueria de Botucatu (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O prato foi apresentado nesta terça-feira (8) em uma competição organizada pelas Chefs Brasil em São Paulo (SP) e recebeu, além de elogios do Chef Roberto Ravioli , o 2º lugar dentre diversos restaurantes de todo o estado.
Matheus Moreira, proprietário e apaixonado pela gastronomia contou, em entrevista ao g1, como foi a experiência de representar o interior de São Paulo, além de seus esforços para se tornar uma grande referência dos ‘burguers’.
👨🏻‍🍳 Paixão pela cozinha
Em entrevista ao g1, Matheus contou que já trabalhou em diversos lugares desde os 14 anos, mas que foi dentro do empreendedorismo e da cozinha que se encontrou.
“Sou completamente apaixonado pela gastronomia em geral e, principalmente, por hambúrgueres. Eles sempre foram a minha paixão, mas eu nunca tinha tido a oportunidade de empreender e, quando ela surgiu, decidi transformar esse amor em profissão”, conta.
O negócio surgiu em 2020 e, em pouco tempo, conquistou um grande público de Botucatu (SP), quando chegou a mudar de ponto comercial duas vezes. Nessa época, no entanto, o crescimento acelerado não conseguiu ser controlado por Matheus e, em 2022, o restaurante precisou ser fechado.
Hamburgueria de Botucatu (SP) foi criada a partir do amor pelos burguers do proprietário
Arquivo pessoal/Matheus Moreira
O proprietário relatou que tinha experiência com a cozinha e os hambúrgueres mas que, infelizmente, a falta de vivência em gestão empresarial impactou o negócio. “Fechei com o sentimento de que, um dia, iria voltar ainda melhor”, relembra.
Com mais experiência e estudos, o estabelecimento retornou em setembro de 2024, com a missão de entregar sabor para além do interior.
🍔 Sabores do Brasil
Dois meses após a reinauguração, o restaurante foi selecionado para uma competição especializada de ‘Melhor Hambúrguer do país’, onde representaram o município e ficaram em 13º lugar na competição nacional. Matheus ressaltou que continua buscando melhorar suas receitas para chegar ainda mais longe.
“Marcamos presença no campeonato ano passado por honra minha e para provar que, no interior, também sabemos fazer hambúrguer”, relatou.
Competição em São Paulo (SP) reuniu diversos restaurantes de todo o país
Arquivo pessoal/Matheus Moreira
Na competição mais recente, que foi julgada pelos Chefs Roberto Ravioli e Reginaldo Almeira, foi solicitado que os competidores fizessem uma receita que captasse a identidade do Brasil com originalidade e muito sabor.
Nesse contexto surgiu o ‘Brasileirinho’ que, apesar de ter se classificado como vice-campeão, foi julgado pelo Ravioli como o melhor lanche da competição.
“Foram diversos sentimentos que passaram na minha cabeça quando recebi o prêmio, porque relembro também de todo o meu passado. Eu venho de um lugar sem estrutura financeira nenhuma e hoje estou aqui, conquistando o paladar de pessoas renomadas da gastronomia. Para mim, isso é uma grande honra.”
À esquerda, Matheus Moreira com o chef Ravioli
Arquivo pessoal/Matheus Moreira
*Sob a supervisão de Mariana Bonora.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.