

Isenção do Enem 2025: prazo de solicitação inicia nesta segunda-feira (14) – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND
O prazo para solicitar isenção do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) inicia nesta segunda-feira (14). A solicitação permite que o candidato não pague a taxa de inscrição da prova, caso atenda aos requisitos estabelecidos.
Os pedidos podem ser feitos até 25 de abril. O estudante precisa informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados pessoais devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal.
Como pedir a isenção do Enem 2025?
- Participante deve acessar o site oficial do Enem;
- Informar CPF e data de nascimento;
- O candidato também precisa informar um e-mail e um telefone fixo ou celular, que poderão ser usados como meio de comunicação com o estudante;
- Por fim, basta preencher as informações solicitadas, inserir os documentos e verificar se a solicitação foi concluída com sucesso;
Quem pode solicitar a isenção da taxa?
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), têm direito à isenção do Enem 2025:
- Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, em qualquer modalidade (regular ou EJA);
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
- Participantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 2.277 em 2025);
- Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Beneficiários do programa Pé-de-Meia, do Mec (Ministério da Educação).
Será necessário apresentar documentos comprobatórios, conforme descrito no edital, como declaração escolar ou comprovante de renda familiar.
Cronograma
- Resultado dos pedidos de isenção e justificativas de ausência: 12 de maio;
- Período para apresentação de recursos: 12 a 16 de maio;
- Resultado dos recursos: 22 de maio.
Somente após a conclusão dessa etapa será aberto o período oficial de inscrições no Enem 2025, com edital específico e novas datas a serem divulgadas pelo Ministério da Educação.
Justificativa de ausência
Candidatos que obtiveram isenção no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova, precisarão justificar a ausência para obter nova gratuidade em 2025. O prazo para apresentar a justificativa é o mesmo da solicitação de isenção: de 14 a 25 de abril, até as 23h59.

Estudantes que obtiveram isenção da taxa do Enem 2024 e não compareceram na prova precisam justificar a ausência – Foto: Reprodução/ND
A justificativa deve ser feita pela Página do Participante, com documentos válidos. O Inep alerta que documentos autodeclaratórios ou assinados por pais/responsáveis não serão aceitos.