A Polícia Civil apreendeu, ontem, três máquinas escavadeiras e uma pá carregadeira utilizadas para operar em atividade garimpeira clandestina, em uma região de mata em Conquista d’Oeste (532 km de Cuiabá). Dois homens foram presos em flagrante por desmatar, por explorar crimes contra a flora, economicamente ou degradar floresta em terras de domínio público ou devolutas, por executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem autorização e por corrupção ativa.
As equipes deslocavam pela área de garimpo quando avistaram uma caminhonete Toyota Hilux obstruindo parcialmente a via, indicando que servia de aviso para alertar garimpeiros sobre eventual aproximação da polícia. Na ocasião, os investigadores informaram que foi observada intensa movimentação de maquinários em meio à vegetação, como forma de dissimulação. Ao adentrar no terreno alagado e dificultoso, a equipe também foi surpreendida por disparos de arma de fogo oriundos da mata.
No local, os policiais civis apreenderam os maquinários que estavam em livre funcionamento garimpeiro na área, além de duas escavadeiras escondidas entre a vegetação densa e dois contêineres com capacidade de 1 mil litros contendo óleo diesel.
O primeiro preso foi um homem, de 54 anos, identificado por gerenciar o respectivo garimpo e administrar outras três frentes de exploração mineral clandestina. O segundo suspeito, de 41 anos, foi preso por oferecer uma remessa de 500 gramas de ouro aos policiais civis como vantagem indevida para cessar a ação policial, configurando o crime de corrupção ativa.
Diante dos fatos, os dois envolvidos foram encaminhados para a 1ª delegacia, interrogados e autuados em flagrante delito. Já os maquinários apreendidos estão sendo retirados da aérea com auxílio de caminhões pranchas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.