Laudo aponta causa de explosão de tanque que matou trabalhador em SC

Uso indevido de maçarico causou explosão de tanque em empresa de SC, aponta laudoTanque explodiu na tarde da terça-feira (18). – Foto: Polícia Civil/Divulgação/ND

A explosão de tanque em uma empresa de asfalto localizada na SC-157, linha Fernando Machado, interior de Cordilheira Alta, no Oeste de Santa Catarina, foi causada pelo acúmulo de vapores inflamáveis no interior do tanque que estava sendo abastecido com piche (emulsão asfáltica), aliado à utilização indevida de um maçarico alimentado com gás GLP.

A informação consta no laudo pericial concluído pela Polícia Científica. A explosão de tanque aconteceu no dia 18 de fevereiro durante o descarregamento de emulsão asfáltica. O incidente causou forte deslocamento de ar, destruição parcial de estruturas, a morte de um trabalhador e ferimentos em outros três.

Conforme os peritos, o maçarico foi possivelmente acionado para tentar acelerar o escoamento da emulsão, mas acabou servindo como fonte de ignição para os gases acumulados.

Além da análise técnico-pericial no local da explosão, exames laboratoriais foram realizados em amostras do material coletado.

Explosão de tanque deixou um morto e três feridos. – Foto: Polícia Civil/Divulgação/ND

“O laudo aponta que as práticas adotadas no momento da operação não seguiram protocolos mínimos de segurança exigidos para o manuseio desse tipo de substância, contribuindo decisivamente para o desencadeamento do acidente”, diz a Polícia Científica.

O documento foi encaminhado à autoridade policial responsável pelo inquérito e deverá subsidiar a apuração de possíveis responsabilidades criminais, civis ou administrativas.

O que se sabe sobre a explosão?

Após a explosão, quatro vítimas foram socorridas com gravidade pelas equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e Saer/Fron, e encaminhadas com urgência ao HRO (Hospital Regional do Oeste), em Chapecó.

O Corpo de Bombeiros e Samu estão no local prestando apoio e atendimento – Foto: Divulgação/Saer-Fron/ND

Apesar de todos os esforços das equipes de socorro, o trabalhador Vitor Ferreira de Mello Neto, de 44 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no hospital, por volta das 15h. A identidade da vítima foi revelada pela PC (Polícia Civil), que investiga as causas do acidente.

Como aconteceu a explosão de tanque?

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a explosão de tanque ocorreu durante a transferência de piche (emulsão asfáltica) de um caminhão-tanque para um tanque estacionário dentro do pátio da empresa.

A explosão de tanque de produto inflamável deixou ao menos quatro feridos em estado grave – Foto: Repórter Marcos Lewe/NDTV

O material transportado, segundo a nota fiscal, era imprimação de emulsão asfáltica de ruptura lenta (código ONU 90 3082), totalizando cerca de 30 mil litros da substância.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.