Unemat e embaixada da República Tcheca discutem parcerias para projetos na agricultura

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa, esteve reunida com a embaixadora da República Tcheca, Pavla Havrlíkivá, em Brasília, na semana. Durante o encontro, realizado na embaixada, foram discutidas áreas de colaboração com o setor acadêmico, entre os dois países, na agricultura, meio ambiente, recursos hídricos e biodiversidade.

Vera Maquêa estava acompanhada pelo chefe do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília, Leonardo Ribeiro Albuquerque, e de gestores e pesquisadores da Unemat. “A Unemat vem reforçando os acordos internacionais já existentes e ampliando para novas Instituições de Educação Superior. O objetivo é o fortalecimento das ações de internacionalização com vistas a melhorar cada vez mais a formação em cursos de graduação e pós-graduação. Vamos fazer ótimas parcerias com universidades e instituições de ensino superior da República Tcheka. Um ganho para a comunidade acadêmica e para as duas nações”, afirmou Maquêa.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Áurea Ignácio, pontua que a cooperação bilateral é uma forte estratégia para uma real internacionalização nas universidades. “Propomos a realização de projetos conjuntos em diversas áreas do conhecimento iniciando com estudos na área de agricultura, agricultura de precisão e novas tecnologias; outra área bem discutida foi a sustentabilidade incluindo pesquisas de monitoramento de pescado e propostas de estudos focados nas mudanças climáticas sobre os seres vivos e a produção. Nessa cooperação bilateral poderemos incluir a mocidade docente e discente com doutorado sanduíche bilateral, pós-doutorado”, exemplifica Ignácio.

“Fico muito feliz de poder ter contribuído para este encontro. Saímos com um balanço positivo e agora é continuarmos as tratativas de cooperação. A embaixadora demonstrou interesse em algumas áreas específicas que a República Tcheca quer cooperar com a Unemat e a universidade tem expertise em diversas áreas, com muita excelência no Centro-Oeste e no Brasil”, avaliou Leonardo Albuquerque.  

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.