Livros de Mario Vargas Llosa estão disponíveis online e gratuitamente; veja onde conseguir

Mario Vargas Llosa em foto na juventude

O escritor fez parte do “boom latino-americano” nas décadas de 1960 e 1970 – Foto: Divulgação/Flickr/ND

Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo disponibilizou os livros de Mario Vargas Llosa, gratuitamente, no site e aplicativo da BiblioSP, biblioteca online da Prefeitura de São Paulo.

A iniciativa é uma homenagem após morte do escritor ter provocado luto em toda comunidade cultural. O peruano e vencedor do prêmio Nobel morreu no domingo (13), aos 89 anos.

O acervo tem 17 mil itens, incluindo livros, quadrinhos, graphic novels, audiobooks e documentos digitais. Alguns dos títulos mais famosos do autor podem encontrados no site, como: Conversas com Vargas Llosa, Cartas a Um Jovem Escritor, A Festa do Bode e A Guerra do Fim do Mundo.

Livros de Mario Vargas Llosa

Dentre os livros de Mario Vargas Llosa estão Os Chefes, uma série de contos, primeira obra do escritor datada de 1959, quando tinha 23 anos. O lançamento lhe rendeu o prêmio Leopoldo Aras.

Com o passar dos anos, vieram obras importantes como Conversa no Catedral, A Guerra do Fim do Mundo, A Cidade e os Cachorros e A Festa do Bode.

Assinatura de livros de Mario Vargas Llosa

Mario Vargas Llosa ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2010 – Foto: Daniele Devoti/Flickr/ND

Em outubro de 2023, ele lançou seu último romance, Le Dedico Mi Silencio. “Nunca deixarei de trabalhar e espero ter forças para fazê-lo até o fim”, disse na época, anunciando que se tratava de seu último livro completo feito do zero.

“Agora gostaria de escrever um ensaio sobre Sartre, que foi meu professor quando jovem. Será a última coisa que escreverei”, explicou.

O escritor trabalhou como colunista do Estadão entre 1996 e 2024. A última coluna, publicada pelo jornal em 21 de fevereiro de 2024, era intitulada “Por que a verdade é a pedra de toque do jornalismo?”.

Livros de Mario Vargas Llosa estão disponíveis on-line e gratuitamente – Foto: @mario.vargas.llosa_/Instagram

Nela, o escritor, também jornalista, deixou um conselho para aqueles que desejam seguir a profissão: “Meu conselho aos jovens jornalistas, como já disse, é que sempre digam a verdade, mesmo que seja difícil de assimilar e descrever, de acordo com a realidade.”

Os livros de Mario Vargas Llosa lhe renderam o Nobel de Literatura em 2010. Segundo a Academia Sueca, que organiza o evento, ele recebeu a condecoração “por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota do indivíduo”.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.