O timbre de guitarra de Brian May, do Queen, é um dos mais instantaneamente reconhecíveis em todo o rock. Com apenas algumas notas, é possível identificar imediatamente seu som característico. Essa fácil percepção está diretamente atribuída à guitarra Red Special e aos amplificadores vintage Vox AC30, que juntos criam um som único e marcante.
No entanto, há outro fator crucial na forma como May extrai seu som. A autora do livro “Queen & A Night at the Opera: 50 Years”, Gillian G. Gaar, revelou durante um bate-papo com o podcast Booked on Rock que a técnica de Brian é bastante peculiar.
“Ele toca com uma moeda de seis centavos”, disse Gaar. “Ele não gostava de palheta. E Brian, sendo tão meticuloso com essas coisas, dizia que as moedas de seis centavos mais antigas, que provavelmente seriam um tipo de moeda de um centavo hoje em dia, tinham mais níquel”.
Ela acrescentou: “Então, elas eram um pouco mais macias, e a borda serrilhada o ajudava a obter timbres diferentes com o instrumento. Ele sempre tem uma pilha de moedas antigas de seis centavos em que pode confiar”.
A Perspectiva de Brian May
O apresentador do programa, Eric Senich, então leu uma passagem do livro que era uma citação direta de May, discutindo sua “escolha” preferida.
“Os Sixpences Spend são feitos de metal muito macio, o que não danifica as cordas da guitarra. Mas se eu virar aquela lâmina serrilhada em um ângulo em relação à corda, consigo obter aquele tipo de som articulado, percussivo e consonantal”
Brian May
Ele continuou: “‘Antes de 1950, elas tinham um alto teor de níquel, o que as tornava muito macias. Então, eu gosto especialmente de uma moeda de seis pence de 1947, o ano em que nasci.’ Pronto, pessoal, encontrem uma moeda de seis pence de 1947 e enviem para o Brian!”, aconselhou.
Um pouco de história
A moeda britânica de “six pence” foi cunhada pela primeira vez em 1551 e circulou até 1980, o que representa quase uma década de carreira da banda Queen. Essa conexão histórica não apenas enriquece a narrativa, mas também destaca a singularidade do som de Brian May, que continua a influenciar músicos e fãs ao redor do mundo.
Confira o podcast, na íntegra:
Leia mais sobre Brian May
- Brian May afirma que Gibson pode produzir guitarra Red Special
- Gibson apresenta violão de 12 cordas assinado por Brian May
- Brian May relembra experiência ‘horrível’ com amplificador Marshall usado por Jimi Hendrix
O post O truque surpreendente que faz o timbre da guitarra de Brian May ser único! apareceu primeiro em Guitarload.