O esmagamento de soja em Mato Grosso, mês passado, atingiu novo recorde para o mês, totalizando 1,21 milhão de toneladas processadas. O aumento é de 13,45% em relação a fevereiro e de 3,81% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse desempenho está relacionado, principal- mente, à ampliação da capacidade de processamento das indústrias este ano.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) também informa que a retomada das atividades de algumas unidades que estavam em manutenção no mês anterior também contribuiu para o elevado volume registrado. No que se refere à margem bruta de esmagamento, o indicador fechou março com média de R$ 662,61/tonelada, queda de 10,70% em relação ao mês anterior, influenciada pela desvalorização dos coprodutos e pela elevação no preço da oleaginosa no Estado.
Na primeira quinzena deste m6es, a margem bruta de esmagamento apresentou redução de 1,38% em relação à última quinzena de março, encerrando com média de R$ 649,17/tonelada, reflexo da alta nos preços da soja