
O Grupo Kalunga tenta colocar no ar um novo canal esportivo em sinal aberto, batizado de X-Sports. O projeto, liderado pela família Garcia, dona da rede de papelarias, prevê transmissões esportivas, debates e programas já conhecidos da internet, como podcasts. O canal está previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre de 2025.
O que você precisa saber
- Kalunga planeja canal de esportes chamado X-Sports para a TV aberta;
- Falta de direitos de transmissão atrasa estreia da emissora;
- Ideia é exibir podcasts e atrações já presentes no YouTube;
- Sinal será transmitido no canal 32 da Grande São Paulo;
- Canal ocuparia frequência que foi da antiga MTV Brasil;
- Grupo tentou ter um canal chamado Loading, que saiu do ar em 2021.
Apesar da intenção, a empresa enfrenta dificuldades para viabilizar o projeto. Segundo apurou a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, o principal obstáculo tem sido a aquisição dos direitos de exibição de eventos esportivos. As opções disponíveis no mercado são escassas e os valores, elevados, o que tem travado a iniciativa.
Bento Ribeiro abre o jogo sobre uso de drogas durante o trabalho na MTV
Sem Ana Paula Padrão, MasterChef será comandado por Diva Depressão
Como alternativa, o grupo Kalunga estuda firmar parcerias para exibir partidas de times de divisões inferiores do Campeonato Brasileiro no canal esportivo. Além disso, há negociações para exibir produções já existentes no YouTube, especialmente conteúdos esportivos com potencial de adaptação para a TV, como podcasts e debates.
Caso avance, a emissora será exibida em parabólicas digitais, na TV por assinatura e em sinal aberto por meio do canal 32 da Grande São Paulo. Esta frequência pertence à Kalunga desde 2014, após a compra da faixa que anteriormente abrigava a MTV Brasil (1990-2013). Atualmente, a empresa aluga a maior parte da programação ao pastor Valdemiro Santiago.
Canal esportivo tem Esporte Interativo como inspiração
Conforme a publicação, o modelo do canal esportivo tem como inspiração o Esporte Interativo (2007-2020), que se destacou inicialmente por transmissões em parabólicas e depois ganhou força nas plataformas digitais. Adquirido pela Warner Bros Discovery em 2015, o canal se transformou na marca TNT Sports, que segue ativa no mercado.
A Kalunga já havia tentado atuar no setor de televisão com o canal Loading, lançado em 2020 e voltado ao público geek. Apesar de números expressivos e boa aceitação comercial, a emissora encerrou as atividades em menos de seis meses. Agora, a empresa aposta no potencial do esporte para reconquistar espaço no setor de mídia.
The post Kalunga atrasa estreia de canal esportivo por falta de atrações e direitos de transmissão appeared first on TV Pop.