Só deu Europa na etapa de Ibiza da Copa do Mundo de águas abertas da World Aquatics. Em uma manhã fria de sexta-feira, num dos locais mais baladados do verão europeu, os nadadores caíram na água para encarar a segunda etapa da temporada. No masculino, os italianos fizeram barba, cabelo e bigode e ocuparam os três lugares no pódio. Já no feminino, pódio 100% europeu com Espanha, Alemanha e Hungria no pódio. O Brasil esteve presente com quatro atletas, mas nenhum deles chegou a lutar pela vitória.
O clima em Ibiza não foi dos melhores, já que o dia estava nublado e a água gelada. Na véspera, os atletas treinaram no local da prova com trajes de neoprene, porém, hoje a água estava um pouco mais quente e a direção de prova definiu que todos os nadadores deveriam utilizar o traje tradicional para encarar a maratona aquática de 10 km.

Angela Guillen fez a festa da torcida espanhola ao vencer a prova feminina e conquistar sua primeira vitória em uma edição da Copa do Mundo. Ela conseguiu abrir um pouco de vantagem e triunfou com tempo total de 1h58min41s40, quase dois segundos a frente da alemã Celine Rieder, que levou a prata com 1h58min43s30. A húngara Betina Fabian completou o pódio com 1h58min45s20. As duas brasileiras em ação estiveram longe de lutar por um lugar no pódio. Ana Marcela Cunha foi a 11ª colocada com 1h58min58s90 e Viviane Jungblut acabou na 13ª posição com 1h59min03s20 de prova.
Na prova masculina os italianos dominaram as atenções e preencheram todos os espaços do pódio com Andrea Filadelli vencendo sua primeira prova na Copa do Mundo. Ela venceu com o tempo de 1h50min30s90, chegando com até uma “folga” de quase três segundos para o vice-campeão Dario Verani que nadou para 1h50min33s20. O outro italiano no pódio foi Giuseppe Ilario que completou o percurso em 1h50min34s90. Dois brasileiros estiveram em ação na prova, com Matheus Melecchi sendo o melhor colocado: 18º com 1h50min47s20 de tempo total. Já Leonardo Macedo foi o 29º colocado com 1h51min14s20.

A etapa de Ibiza terá ainda uma nova prova chamada de “Knockout sprint”, onde os nadadores disputarão três provas que totalizarão 3 km. A primeira eliminatória tem 1,5 km de percurso e os classificados vão a semifinal para encarar mais uma prova de 1 km. Em seguida os finalistas nadam o percurso final de 500m para saber quem é o campeão. Dos brasileiros presentes em Ibiza, apenas Ana Marcela Cunha não nadará esta nova prova.
Os resultados completos da etapa de Ibiza da Copa do Mundo pode ser conferida neste link: https://www.worldaquatics.com/competitions/4795/world-aquatics-open-water-swimming-world-cup-2025/results?.
Gostaria de receber as notícias de natação e águas abertas no seu email?
Cadastre-se aqui