Europeus dominam etapa de Ibiza da Copa do Mundo de águas abertas

Só deu Europa na etapa de Ibiza da Copa do Mundo de águas abertas da World Aquatics. Em uma manhã fria de sexta-feira, num dos locais mais baladados do verão europeu, os nadadores caíram na água para encarar a segunda etapa da temporada. No masculino, os italianos fizeram barba, cabelo e bigode e ocuparam os três lugares no pódio. Já no feminino, pódio 100% europeu com Espanha, Alemanha e Hungria no pódio. O Brasil esteve presente com quatro atletas, mas nenhum deles chegou a lutar pela vitória.

O clima em Ibiza não foi dos melhores, já que o dia estava nublado e a água gelada. Na véspera, os atletas treinaram no local da prova com trajes de neoprene, porém, hoje a água estava um pouco mais quente e a direção de prova definiu que todos os nadadores deveriam utilizar o traje tradicional para encarar a maratona aquática de 10 km.

Chegada dos 10 km feminino – Foto: Reprodução/World Aquatics

Angela Guillen fez a festa da torcida espanhola ao vencer a prova feminina e conquistar sua primeira vitória em uma edição da Copa do Mundo. Ela conseguiu abrir um pouco de vantagem e triunfou com tempo total de 1h58min41s40, quase dois segundos a frente da alemã Celine Rieder, que levou a prata com 1h58min43s30. A húngara Betina Fabian completou o pódio com 1h58min45s20. As duas brasileiras em ação estiveram longe de lutar por um lugar no pódio. Ana Marcela Cunha foi a 11ª colocada com 1h58min58s90 e Viviane Jungblut acabou na 13ª posição com 1h59min03s20 de prova.

Na prova masculina os italianos dominaram as atenções e preencheram todos os espaços do pódio com Andrea Filadelli vencendo sua primeira prova na Copa do Mundo. Ela venceu com o tempo de 1h50min30s90, chegando com até uma “folga” de quase três segundos para o vice-campeão Dario Verani que nadou para 1h50min33s20. O outro italiano no pódio foi Giuseppe Ilario que completou o percurso em 1h50min34s90. Dois brasileiros estiveram em ação na prova, com Matheus Melecchi sendo o melhor colocado: 18º com 1h50min47s20 de tempo total. Já Leonardo Macedo foi o 29º colocado com 1h51min14s20.

Pódio dos 10 km masculino – Foto: Reprodução/World Aquatics

A etapa de Ibiza terá ainda uma nova prova chamada de “Knockout sprint”, onde os nadadores disputarão três provas que totalizarão 3 km. A primeira eliminatória tem 1,5 km de percurso e os classificados vão a semifinal para encarar mais uma prova de 1 km. Em seguida os finalistas nadam o percurso final de 500m para saber quem é o campeão. Dos brasileiros presentes em Ibiza, apenas Ana Marcela Cunha não nadará esta nova prova.

Os resultados completos da etapa de Ibiza da Copa do Mundo pode ser conferida neste link: https://www.worldaquatics.com/competitions/4795/world-aquatics-open-water-swimming-world-cup-2025/results?.

 

Gostaria de receber as notícias de natação e águas abertas no seu email?

Cadastre-se aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.