Término das obras em trecho da Rua Amador Bueno, foi adiado. Bloqueio foi prorrogado até o dia 9 de setembro. Obras do VLT na Rua Amador Bueno, no trecho entre a rua Martim Afonso, em Santos
Arquivo/Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
O término das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Rua Amador Bueno, em Santos, no litoral de São Paulo, foi adiado. Os trabalhos, que acontecem no cruzamento com a Avenida Senador Feijó, foram prorrogados por uma semana. A liberação estava prevista para sábado (31).
Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, o bloqueio foi instalado em 5 de agosto, com liberação prevista às 18h do último sábado (31). Nesta segunda-feira (2), a empresa comunicou o adiamento dos serviços até o dia 9 de setembro.
De acordo com a publicação no Diário Oficial, os trabalhos realizados no local incluem a construção de linha permanente do modal, por onde a nova linha do VLT deve operar. O desvio alternativo segue o mesmo, pela Avenida São Francisco.
Ao g1, a prefeitura informou que a CET acompanha diariamente o andamento dos trabalhos no local. A administração destacou que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) é a responsável pela implantação e fiscalização do projeto.
O g1 entrou em contato com a EMTU em busca de um posicionamento sobre o adiamento dos trabalhos, mas não teve um retorno até a última atualização da reportagem.
Obras do VLT
As obras da 2ª linha do VLT foram iniciadas em setembro de 2020, sob responsabilidade da EMTU e execução da Alya Construtora. Em janeiro deste ano, a empresa anunciou que a entrega do VLT estava prevista para julho. Na época, cerca de 45,7% dos serviços estavam pendentes.
Ao g1, a EMTU informou que as obras civis da 2ª linha do VLT estão em sua fase final. Os trabalhos incluem pavimentação, instalação de trilhos, reparos, acabamentos, instalação de pisos e vidros nas estações e atividades complementares.
Além das interdições citadas, também estão avançando as atividades na Rua Amador Bueno, Avenida Senador Feijó, Rua Frei Gaspar, Ruas Campos Melo, Doutor Cochrane com a Avenida Campos Sales, para execução de via permanente, implantação de trilhos e remanejamento de interferências.
Obras da 2ª Fase do VLT, em Santos, não terminarão em junho
Segundo a EMTU, o início da fase de testes do VLT possui previsão para este semestre. Já a operação do modal está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2025. A empresa pontuou que os atrasos em relação ao prazo de entrega das obras civis serão avaliados e devidamente responsabilizados.
O novo trecho do VLT contará com 8km de percurso e 12 estações, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro do Valongo. O trajeto pretende interligar os pontos de interesse público, como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
EMTU prorroga interdição em trecho no Centro de Santos, SP, para obras do VLT
Adicionar aos favoritos o Link permanente.