Boletim da Fiocruz informa alto risco de síndrome respiratória aguda em Mato Grosso

Novo boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado ontem, alertou que a influenza A já se tornou a principal causa de mortalidade por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos e uma das três principais causas de óbitos entre as crianças. O cenário também aponta aumento nas hospitalizações por influenza A em 15 Estados do país, incluindo Mato Grosso, que está em nível de alerta, com alto risco. A atualização é referente à semana epidemiológica dos dias 04 a 10 deste mês.

Cuiabá também é uma das 14 capitais que apresentam incidência da síndrome em nível de alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento na tendência de longo prazo. Não foi informado o status de outras cidades do Estado.

Diante desse quadro, a Fiocruz orienta que todas as pessoas dos grupos mais vulneráveis se vacinem contra o vírus da influenza “o quanto antes”. Os pesquisadores do InfoGripe reforçam que a vacina é a ação mais eficaz para prevenir hospitalizações e mortes causadas pela doença. “Além disso, reforçamos a importância do uso de máscaras em unidades de saúde, locais com maior aglomeração de pessoas e, principalmente, em caso de aparecimento de sintomas de gripe ou resfriado”, afirmou, através de assessoria, a pesquisadora Tatiana Portella.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.