Névoa toma conta do céu de Juiz de Fora, que volta a ter Sol ‘vermelho’


Condição é causada pela fuligem de fumaça transportadas pelos ventos. Temperatura máxima na cidade nesta terça-feira (3) se aproximou dos 27 ºC. Confira cenário também na região. Fim de tarde em Juiz de Fora foi marcado pela coloração laranja no céu
Simon Arevalo
A concentração de partículas, dentre elas a fuligem de queimadas, deixou o céu embaçado e com indícios claros de má qualidade do ar em Juiz de Fora nesta terça-feira (3). Além da névoa que encobriu a cidade boa parte do dia, a tarde foi marcada pela coloração avermelhada do céu e do Sol.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
As condições, segundo o climatologista Fábio Sanches, têm relação com o bloqueio atmosférico que tem atuado em boa parte do país, incluindo a Zona da Mata mineira e Campo das Vertentes: “A névoa tá desde cedo. Ela não se dissipou, e sim se intensificou”.
Além do céu embaçado, Sol também ficou avermelhado em Juiz de Fora
Gabriel Landim/TV Integração
Conforme o especialista, o sistema de alta pressão na atmosfera tem comprometido ainda mais o cenário:
“Como nós estamos sob ação de uma alta pressão, onde o ar desce da alta atmosfera em direção à baixa atmosfera, há dificuldade na formação de nuvens e na ascensão do ar. Isso dificulta a dispersão desses materiais particulados, dessa poeira, dessa fumaça. Então ela [poeira] acaba não dispersando e ficando comprimida junto à superfície. Daí, nas primeiras horas da manhã e sobretudo também à tarde, a névoa seca fica junto à superfície, dando essa coloração até mesmo mais alaranjada do Sol pela manhã e à tarde”, explicou Fábio Sanches.
VÍDEO: manhã com ‘Sol vermelho’ chama atenção de moradores de Juiz de Fora, São João del Rei e região; entenda o fenômeno
Irmãos morrem carbonizados ao tentar combater incêndio em MG
Juiz de Fora tem tarde com sensação térmica negativa
Segundo dados do Innet, por volta das 15h, o índice de umidade relativa do ar em Juiz de Fora era de 47%. Embora baixo, o percentual ainda não é considerado situação de alerta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera de 40% a 70% a faixa de umidade ideal para o organismo humano. Abaixo de 30% já se configura situação de alerta.
Céu de Juiz de Fora na tarde desta terça-feira
TV Integração
Em relação à temperatura, a cidade teve mínima de 14,4 ºC e máxima de 26,9 ºC. Outras aferições pela região:
Viçosa: 14,4 ºC de mínima e 32,2 ºC de máxima
São João del Rei: 10,9 ºC de mínima e 32,7 ºC de máxima
Barbacena: 13,2 ºC de mínima e 30,4 ºC de máxima
Sol “vermelho” chamou a atenção dos juiz-foranos nesta terça-feira
TV Integração
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.