Portaria publicada pelo Instituto Água e Terra (IAT) busca reduzir riscos em meio à seca e temperaturas elevadas. Portaria publicada pelo IAT busca reduzir riscos em meio à seca e alta vulnerabilidade ambiental no estado.
IAT-PR
O Paraná suspendeu qualquer queima controlada no campo para tentar evitar incêndios. A medida vale por 90 dias e foi oficializada na segunda-feira (9), pelo Instituto Água e Terra (IAT).
A determinação inclui o método usado para a despalha de cana-de-açúcar. O decreto, que foi publicado em Diário Oficial, prevê ainda que as usinas de produção de açúcar e álcool ficam responsáveis por comunicar sobre a proibição aos fornecedores de matéria-prima.
Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
Siga o canal do g1 PR no Telegram
A determinação busca amenizar a ocorrência de incêndios florestais no estado, impulsionados pela combinação de longa estiagem, baixa umidade do ar e temperaturas elevadas.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a umidade relativa do ar atingiu níveis críticos nos últimos dias no estado. Em Londrina, o índice chegou a 18,1%, muito abaixo dos 50% a 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a saúde humana.
O governador Ratinho Junior decretou estado de emergência por estiagem, e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) informou que trabalha para diminuir os impactos da seca.
Leia também:
Esporte: Jovem que perdeu braço há 10 anos após ataque de tigre treina para as próximas Paralimpíadas
Clima: Paraná está com nível ‘muito alto’ de poluição no ar, aponta monitoramento da UFPR
Oportunidade: Sanepar abre concurso público com salários que chegam a R$ 6,9 mil
Veja recomendações para diminuir os impactos ambientais
A Defesa Civil também emitiu alertas à população para evitar qualquer atividade que possa desencadear incêndios. Por exemplo:
Evitar utilizar fogo para limpeza de terrenos;
Não queimar lixo;
Não soltar balões;
Fazer a destinação correta de material vegetal, evitando montes de folhas e galhos.
Além disso, o clima seco aumenta os problemas respiratórios, como asma e bronquite, aumentando a importância de manter a hidratação durante o período.
Vídeos mais assistidos:
Veja mais notícias em g1 Paraná.
Paraná suspende queimadas controladas por 90 dias devido a risco de incêndios florestais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.