Suco antioxidante com apenas 1 ingrediente fortalece os ossos após os 50 anos

Nós nos tornamos mais frágeis à medida que envelhecemos. Nas mulheres, o risco de fraturas e osteoporose aumenta durante a menopausa. Uma das estratégias para prevenir a perda óssea é consumir uma bebida que tem função antioxidante e efeitos benéficos para os ossos. Uma delas é um suco antioxidante feito com apenas 1 ingrediente.

Imagem ilustrativa mostra suco antioxidante de cebola, que ajuda a amenizar a perda óssea após os 50 anos

Suco antioxidante ajuda a melhorar a perda óssea após os 50 anos – Foto: Pexels / Divulgação

Em um estudo publicado na revista Food & Function, pesquisadores da Universidade de Medicina de Chung Shan, em Taiwan, dividiram 24 mulheres na menopausa em dois grupos. O primeiro grupo deveria consumir 100 ml de um suco antioxidante por dois meses, enquanto o segundo grupo tomava uma bebida considerada “placebo”.

Medidas indicadoras do estado nutricional e da estrutura óssea e amostras de sangue foram coletadas. As análises mostraram, nas mulheres do primeiro grupo, uma melhoria significativa em vários parâmetros, incluindo a densidade mineral óssea e o nível de estresse oxidativo nas células ósseas.

Suco antioxidante foi testado em pesquisa

Essa famosa bebida é, na verdade, o suco antioxidante de cebola. Uma excelente fonte de vitamina C, vitamina B, cálcio, fósforo e magnésio. O suco antioxidante ajuda a proteger os ossos do envelhecimento e é anti-osteoclastogênico, ou seja, contribui para a remodelação óssea.

Como preparar o suco antioxidante

É possível prepará-lo em casa com um extrator de sucos ou no liquidificador. Todas as cores de cebola podem ser usadas, embora a cebola roxa tenha a maior quantidade de quercetina, um potente antioxidante.

Prefira cebolas bem secas, sem manchas pretas e que não estejam começando a germinar. Se o sabor for um problema, é possível misturar com suco de limão ou de cenoura.

Benefícios da cebola

Além do suco, o alimento tem diversos benefícios para a saúde. São eles:

  • É aliada da saúde do coração: a presença de quercetina previne os processos inflamatórios do corpo e reduz a formação de coágulos. Além disso, reduz os níveis de colesterol “ruim” e controla a hipertensão;
  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue: tem uma alta concentração de frutooligossacarídeos, substância que colabora eliminando o excesso de glicose do sangue. Pode ser benéfica para quem tem diabetes;
  • Aumenta a imunidade: pode aumentar a defesa imunológica do organismo. Ela ajuda a combater a inflamação, reduz o muco nas vias nasais, pulmões e sistema respiratório, fortalecendo o corpo contra gripes e resfriados;
  • Contribui com a saciedade: contém fibras que aumentam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do trânsito intestinal. Acelera o metabolismo e contribui na queima de gordura corporal;
  • Melhora a saúde intestinal: elas contêm substâncias prebióticas, o que aumenta o número de bactérias boas para no intestino, resultando na melhora da flora intestinal.
Imagem ilustrativa de cebola

Cebola contém muitos benefícios para o corpo – Foto: Reprodução/ND

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.