Entrevista com Geraldo Júnior tem perguntas sobre saúde, mobilidade e construção e trânsito


Candidato do MDB à Prefeitura da capital baiana foi entrevistado diante da “Maquete de Salvador”, patrimônio tombado pelo município e com mais 100m². Entrevista com Geraldo Júnior tem perguntas sobre saúde, mobilidade e construção e trânsito.
TV Bahia
O candidato à prefeitura de Salvador pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Geraldo Júnior, foi o entrevistado desta terça-feira (10) na série “Salvador na Palma da Mão”, projeto de eleições do BATV, da TV Bahia. Ele respondeu perguntas e apresentou propostas diante da “Maquete de Salvador”, patrimônio tombado pelo município e com mais 100m².
Ao longo da entrevista, conduzida pelo apresentador Fernando Sodake, o candidato Geraldo Júnior respondeu perguntas sobre saúde, mobilidade e construção e trânsito. Cada uma das perguntas teve como foco uma área da cidade e foi sorteada pelo próprio candidato diante da região em questão. Veja como foi a entrevista:
Urna 1: Região das Cajazeiras e entorno – 25 bairros
Pergunta: O Jardim das Margaridas e Parque das Bromélias e outros seis bairros da região ganharam mais de 32 mil pessoas em 10 anos, mas a população reclama que a estrutura não acompanhou. Qual o projeto de saúde para essa área?
Resposta: O candidato do MDB fez críticas a atual cobertura de saúde básica de Salvador e ao número de profissionais de saúde nas unidades. Segundo ele, pessoas ficam em filas nas madrugada em uma tentativa de agendar exames e consultas. Ele apontou como possibilidade de resolução do problema a construção de unidades de saúde do modelo policlínicas.
“Vamos neste território trazer policlínicas para que a população tenha médico de qualidade. Vamos aumentar nessa região as equipes de saúde da família, agentes de endemias e de saúde”, prometeu.
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Urna 2: Região de Ipitanga, Itapuã e entorno – 9 bairros
Pergunta: Todo empreendimento novo tem que apresentar um relatório de impacto de trânsito sobre como afetará a região. Mas temos como exemplo a rua da Gratidão, em Piatã, onde moradores enfrentam 40 minutos para andar poucos metros entre a saída dos condomínios e a avenida principal, isso por conta do alto fluxo de carros. Isso acontece em outros pontos da nossa cidade. Como resolver o problema que já existe e evitar novos problemas?
Resposta: Geraldo Júnior argumentou que Salvador precisa de um projeto de mobilidade urbana. A avaliação do candidato é de que o sistema de transporte rodoviário “está falido”. Ele lamentou a retirada de linhas de ônibus, e apontou como resolução para o problema a necessidade de retorno delas. O candidato ainda afirmou que é necessário pensar o desenvolvimento econômico da região observando a sustentabilidade.
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Geraldo Júnior participa do projeto “Salvador na Palma da Mão”.
TV Bahia
Urna 3: Região da Barra, Pituba, Centro e Brotas – 43 bairros
Pergunta: O BRT foi implantado para melhorar a mobilidade. São quatro linhas implantadas que correm nessa região. O senhor acha que é a melhor modalidade de transporte a ser implantada? Tem projeto para ampliar eficiência?
Resposta: Geraldo Júnior afirmou que não é contrário ao modal, mas o classificou como “mal planejado” e “mal estudado”, e fez críticas ao custo da obra. Na avaliação do candidato, o BRT foi instalado em uma área de pouca densidade e em uma zona nobre da capital baiana. O candidato afirmou que defende a mobilidade urbana integrando as grandes vias de comunicação na cidade.
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Urna 4: Cidade Baixa, Liberdade, São Caetano e entorno – 56 bairros
Pergunta: A população do bairro de Tancredo Neves pede mais uma Unidade de Saúde porque a única que tem não está dando conta da demanda. O projeto de governo propõe a construção de novas unidades de saúde?
Resposta: O candidato do MDB criticou a disponibilidade de médicos, medicamentos e equipes de saúde da família. Segundo ele, o número de profissionais na cidade não é o ideal e não dá conta da demanda. Geraldo Júnior afirmou que, caso eleito, vai instalar uma policlínica na localidade, e também unidades especiais e um Centro de Referência para a população em situação de rua.
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Urna 5: Subúrbio, Valéria, Pau da Lima e entorno – 36 bairros
Pergunta: Segundo o Observatório de Mobilidade, Salvador perdeu mais de 100 linhas e 49% dos ônibus que circulam na cidade estão velhos. Como o candidato vê essa questão?
Resposta: Geraldo Júnior classificou como precário o transporte público rodoviário na cidade. Ele destacou que as pessoas precisam circular por Salvador, mas, na avaliação do candidato, não têm linhas que alimentem toda a cidade. Ele prometeu, caso eleito, adquirir ônibus de qualidade e com ar condicionado, e trazer de volta linhas que foram removidas. O candidato defendeu a comunicação e integração dos bairros com os modais e com o sistema de transporte particular.
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Considerações finais
Diante da “Maquete de Salvador”, Geraldo Júnior escolheu a região da Cidade Baixa para fazer suas considerações finais. Ele afirmou que, caso eleito, vai pensar mobilidade urbana, saúde pública de qualidade e instalar creches.
Como projeto para a região, o candidato do MDB falou sobre a implementação de um modal do VLT (veículo leve sob trilhos) que sairia da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, e chegaria até a Ribeira. Geraldo classificou mobilidade urbana como fundamental e afirmou que o tema está diretamente ligado à outros assuntos de interesse da população. Ele finalizou acrescentando que não há o que se falar de segurança pública e diferenças sociais se a população não tiver possibilidade de circular.
A Maquete
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Rede Bahia
A maquete foi idealizada pelo arquiteto, urbanista e professor Francisco Assis Reis (1926 – 2011), sergipano radicado na Bahia que, em 1973, sugeriu ao então prefeito Clériston Andrade a construção de uma ferramenta que permitisse a visualização de toda a capital baiana.
A primeira apresentação da maquete ao público foi em março de 1975, em uma exposição nos pavimentos do Elevador Lacerda. Na época, ela tinha aproximadamente um terço dos módulos que a compõem na atualidade. São 109 que ocupam mais de cem metros quadrados, quando montados.
A maquete representa toda a porção continental do município e aparece como obra em constante atualização, pois novos módulos são inseridos à medida que mudanças urbanas acontecem. A proporção em escala equivale a uma Salvador reduzida em duas mil vezes.
Na montagem é possível verificar alterações em avenidas como a Vasco da Gama, além de conferir as áreas verdes, praças e sistemas de transporte, como metrô e BRT.
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