Atendimentos por colesterol alto crescem 322% na região de Piracicaba; veja como prevenir


Quando o colesterol atinge níveis elevados, aumenta o risco de doenças, principalmente as cardiovasculares. Veja os riscos e como prevenir. Colesterol pode ser diagnosticado com um exame de sangue simples
WESTEND61/Getty Images via BBC
O número de atendimentos a pacientes com colesterol alto na região de Piracicaba (SP) aumentou 322% este ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde. Foram 38 pessoas atendidas na rede pública de janeiro a maio, sendo que no ano passado foram 9.
O aumento na região de Piracicaba é bem maior do que o registrado pelo Estado de São Paulo, que teve alta de 41,1% (827 contra 586) nos primeiros cinco meses do ano.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O que é? Embora seja visto como prejudicial para o corpo humano, o colesterol atua na formação de hormônios, como testosterona e estrogênio, além de ácidos biliares, fundamentais na digestão da gordura dos alimentos.
No entanto, quando ele atinge níveis elevados, aumenta o risco de doenças, principalmente as cardiovasculares. A condição é detectada em exames de sangue e há necessidade de monitoramento constante, porque não apresenta sintomas.
Além do aumento nos atendimentos ambulatoriais, também cresceu o número de medicamentos distribuídos para tratamento do colesterol. Os dados são das cidades abrangidas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba.
De janeiro a maio deste ano foram dispensados 599.102 comprimidos, sendo que no ano passado, no mesmo período, foram 516.215, uma alta de 16%.
Em contrapartida, o número de exames realizados caiu. Este ano foram 8.031 e no ano passado 8.784. Tanto este ano quanto no mesmo período do ano passado, não foram registradas mortes por colesterol alto.
Distribuição de medicamentos para colesterol aumenta na região de Piracicaba
JAZZLOVE/Getty Images via BBC
Como manter o colesterol bom?
O desenvolvimento do colesterol alto está associado a questões como alimentação rica em gorduras saturadas, excesso de peso, diabetes, tabagismo, sedentarismo e estresse. Ele pode ser diagnosticado com um exame de sangue simples.
O colesterol alto pode ser revertido por meio de mudanças no estilo de vida que envolvem alterações na dieta, prática de exercício físico e em alguns casos, medicação, que precisa ser acompanhada de hábitos saudáveis.
A Secretaria de Saúde emitiu algumas recomendações para manter o colesterol controlado. Veja 👇
Consumir frutas e vegetais
Consumir alimentos ricos em fibra como aveia, grão de bico e maçã
Priorizar carnes magras como frango e peixe
Limitar o consumo de queijos amarelos, margarina, embutidos, açúcar e carnes vermelha
Evitar frituras
Manter o peso adequado
Evitar o tabagismo
Praticar exercícios físicos
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.