Pompidou em Foz do Iguaçu: imagens do projeto de primeira filial de tradicional centro de artes de Paris na América são divulgadas


Detalhes finais do projeto devem ser apresentados em fevereiro de 2025, quando será aberta licitação. Investimento será de R$ 200 milhões e obra deve ficar pronta em 2026, segundo Governo do Paraná. Pompidou: Projeto de primeira filial de tradicional centro de artes de Paris na América é divulgado
Divulgação
Imagens do projeto da filial do tradicional Centro de Arte Georges Pompidou de Paris que será construído em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foram divulgadas. Esta será a primeira sucursal de um dos mais famosos espaços de arte moderna e contemporânea de Paris na América.
De acordo com a Secretaria de estado da Cultura, os detalhes finais do projeto devem ser apresentados até em fevereiro de 2025, quando será aberta licitação para a construção, que contará com investimento de mais de R$ 200 milhões.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A previsão é que a unidade seja aberta até 2026, segundo Governo do Paraná.
O projeto desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Centre Pompidou de Paris é do arquiteto paraguaio Solano Benítez “baseado em conceitos definidos pela instituição francesa”, explicou a secretaria.
Pompidou: Projeto de primeira filial de tradicional centro de artes de Paris na América é divulgado
Divulgação
“Uma das propostas de Benítez é de que a natureza seja um elemento central no conceito arquitetônico, já que a ideia é promover uma espécie de integração entre a estrutura material do edifício e o território ao redor dele, que estará a cerca de 10 minutos de carro do Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu”, destacou a Secretaria de Estado da Cultura.
A construção será feita em um terreno de 24 mil metros quadrados cedido pela CCR Aeroportos, empresa responsável pela administração do aeroporto de Foz do Iguaçu.
Leia também:
Assista: Caminhão carregado com pluma de algodão pega fogo ao passar por incêndio
Paraná pode ter ‘chuva preta’, diz meteorologista: Entenda o que é e como ela se forma
Trânsito: Acidente com ônibus mata uma pessoa e deixa feridos na BR-277
A área escolhida fica em frente ao centro de Convenções de Foz do Iguaçu e dá acesso ao aeroporto. Veja na imagem a seguir:
Área à direita da rodovia que dá acesso ao aeroporto deverá ser usada para filial do Pompidou no PR
CCR Aeroportos
Tratativas para a construção
Segundo o governo, a filial paranaense vem sendo negociada desde 2020 e em maio deste ano avançaram para a fase final de negociação.
Uma comitiva do centro de artes francês, incluindo o presidente da instituição, Laurent Le Bon, vieram ao Paraná em julho para conhecer o espaço e definir detalhes do projeto de construção.
Na ocasião, também foi feita a assinatura de parceria de colaboração técnica para a construção do museu no Paraná.
Centro Georges Pompidou de Paris
Governo do Paraná anuncia filial de Centro de Artes Pompidou de Paris em Foz do Iguaçu
Joanna Lemańska/Divulgação
O Centro Georges Pompidou de Paris, inaugurado em 1977, possui um rico acervo de artes modernas e contemporâneas com “mais de 120 mil obras de 1905 até à atualidade”, conforme a instituição. O complexo cultural abriga peças de artistas como Pablo Picasso, Joan Miró, Salvador Dalí e Frida Kahlo.
O edifício, localizado no coração de Paris, chama a atenção pelos traços modernistas da construção, como tubulação colorida com escadas rolantes visíveis e vidro e aço que cerca a estrutura, que tem vista para locais como Torre Eiffel, Montmartre, Ópera Garnier e Igreja de Notre-Dame.
Além da sede francesa, o Pompidou possui filiais também na Bélgica, Espanha e China.
Os vídeos mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.