3º ciclo ESG, do Grupo Tribuna, aborda estratégias rumo à Agenda 2030


Encontro reúne especialistas em Santos para discutir a preservação marítima e os desafios ambientais Agenda ESG 2024 acontece em setembro
Divulgação
O Grupo Tribuna começa a realizar o terceiro ciclo de encontros da Agenda ESG no dia 24 de setembro, com o tema central “Rumo à Agenda 2030”. Diferente da edição anterior, neste ano os três eixos de ESG (ambiental, social e governança) serão abordados de forma integrada em cada encontro, refletindo a interligação entre esses aspectos essenciais para o futuro sustentável, mostrando a conexão entre eles em todos os debates. O evento tem patrocínio de Ecovias e Santos Brasil
A abertura do evento ficará a cargo de Heloísa Schurmann, navegadora de renome internacional que compartilhará suas experiências acumuladas em quatro décadas de expedições pelos oceanos. Ela trará reflexões sobre o impacto dos oceanos no equilíbrio ambiental, e nas comunidades que dependem deles, como as ligadas à pesca e ao turismo.
Um dos focos do encontro será a importância dos oceanos na regulação climática. Assim como as florestas, os oceanos desempenham um papel crucial nesse processo: eles armazenam calor solar, distribuem calor e umidade, regulam as temperaturas globais, absorvem dióxido de carbono (CO2) e são grandes geradores de oxigênio.
Heloisa é navegadora e pesquisadora
Divulgação
ESG e ODS interligados
O painel “Compromissos e desafios rumo à Agenda 2030” reunirá especialistas para discutir os desafios que governos, empresas e sociedade enfrentam para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Este debate abordará como o ESG está conectado aos ODS, reforçando a importância de ações integradas em diferentes esferas da sociedade.
Edileu Cardoso, CEO KWP Energia, Moisés Basilio, gerente de Sustentabilidade da EcoRodovias, Béatrice de Toledo Dupuy, gerente-executiva de comunicação corporativa e sustentabilidade Santos Brasil, Pedro Saad, diretor da InovaESPM, professor na ESPM-SP e embaixador do ODS 17 da ONU por meio da Rede Global Compact Brasi e a própria Heloísa participarão da conversa.
Os ODS são uma agenda global estabelecida pela ONU com metas claras para serem atingidas até 2030. Eles abrangem uma ampla gama de questões, desde a erradicação da pobreza e promoção da educação até a proteção ambiental e a igualdade de gênero. Integrar esses objetivos nas estratégias de negócios, como discutido no evento da Agenda ESG, é fundamental para garantir que o progresso seja feito de maneira equilibrada e responsável. O painel terá um espaço para perguntas às 17h30.
Discussões relevantes
No evento, serão discutidos os desafios e compromissos até 2030, especialmente em áreas como energia renovável e práticas corporativas sustentáveis. A discussão também abordará o papel das empresas na implementação de ações ESG, os obstáculos encontrados e as estratégias para superar esses desafios.
A integração dos três pilares – Ambiental, Social e Governança – será central no debate, com os participantes oferecendo perspectivas sobre como suas próprias ações têm impactado o ambiente e a sociedade, e como medem os resultados dessas iniciativas ao longo dos anos. O evento promete ser uma plataforma para compartilhar os sucessos alcançados até agora e traçar um caminho claro para acelerar o progresso rumo aos objetivos estabelecidos pela ONU.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.