Combate às chamas na Serra do Caraça entra no quinto dia; região abriga lobos-guarás


Incêndio atinge área de Mata Atlântica da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Famílias de lobos-guarás da região não foram afetadas, segundo ambientalistas. Imagens mostram fogo no Caraça na noite de sexta (13) e manhã de sábado. Vídeos: Douglas Silva
O combate às chamas na área de Mata Atlântica no entorno do Santuário da Serra do Caraça, entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, na Região Central de Minas Gerais, entra em seu quinto dia neste sábado (14). Ainda não há informações sobre área atingida.
Equipes de brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros seguem atuando para controlar as chamas que atingem a região desde o início da semana. Na manhã de sábado, tentavam combater um foco ativo em um dos picos da região.
De acordo com o coordenador ambiental da reserva do Caraça, Douglas da Silva, as equipes iniciaram o combate aos focos bem cedo, com suporte aéreo. Embora o fogo tenha diminuído, há preocupação com a possibilidade de retorno.
O Santuário do Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que abriga diversas espécies de flora e fauna, incluindo o lobo-guará. As famílias da região não foram afetadas, segundo ambientalistas. Todas as noites, o animal visita o pátio da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens para se alimentar de carne e frutas, em um ritual conhecido como “Hora do Lobo”.
Chamas atingem a Serra do Caraça neste sábado (14).
Douglas Silva
A administração do Santuário do Caraça informou que as trilhas e visitações aos picos da Serra estão suspensos. Hóspedes e visitantes podem frequentar a parte interna do Santuário.
A Vale, que tem atuação na cidade de Catas Altas, mobilizou sua equipe de emergência com os Bombeiros e instaurou o plano de emergência.
O período de estiagem, com baixa umidade e altas temperaturas, aumenta a vulnerabilidade a incêndios na região.
A área afetada é de difícil acesso, com relevo íngreme e vegetação densa e extensa, composta por montanhas e mata fechada. Moradores locais sofrem com a fumaça que há quase uma semana encobre a cidade e parte da serra.
Santuário Serra do Caraça está em meio à Mata Atlântica e recebe ‘visitas’ do lobo-guará
Arte/g1
Vídeos mais assistidos do g1 MG

Adicionar aos favoritos o Link permanente.