Ouriço no jardim: o que significa e o que fazer se você encontrar

Em algumas casas perto de regiões de mata é comum encontrar ouriços passeando pelo jardim durante a noite. Saiba porque isso acontece e o que fazer quando encontrar um.

A imagem mostra duas das 16 espécies de ouriço existentes. No lado direito o ouriço-cacheiro, comum no Brasil. Do lado esquerdo o pigmeu africano.

Ouriços no jardim também significam maior biodiversidade. – Foto: Internet/Reprodução ND

Porque tem um ouriço no meu jardim?

Quando encontrar um ouriço em seu quintal saiba que ele não está ali para comer suas hortaliças e destruir seu jardim. Na verdade, o animal pode até estar te ajudando.

A dieta desse mamífero noturno inclui caracóis, insetos e alguns pequenos animais que prejudicam o crescimento das plantas. Os animais podem ser considerados “exterminadores de pragas” da natureza.

A presença destes mamíferos mostra que o jardim é um ambiente favorável à vida selvagem e também significam maior biodiversidade.

Quando você cria locais no seu jardim próximo do habitat natural dos ouriços, como arbustos, relvados não cortados ou pilhas de folhas, pode estar ajudando eles a encontrarem abrigo e comida.

Então, a presença de um animal da espécie não só controla as populações de pragas, mas também enriquece o ecossistema do jardim.

O que fazer quando encontrar um?

Apesar dos espinhos, não há motivos para se preocupar com a visita inesperada. Se você encontrar um ouriço no seu ambiente, o melhor é deixá-lo sair sozinho e não interferir no seu comportamento natural.

Os ouriços são animais noturnos e geralmente descansam em seus esconderijos durante o dia. Porém, se você avistá-los andando por aí durante a noite, não se aproxime deles e evite fazer barulho para não assustá-los. Quando ameaçado, o ouriço se enrola em uma bola, o que pode ser estressante para ele.

Os ouriços geralmente se movimentam em busca de comida ou abrigo.  Caso o seu jardim não atender às necessidades dele, ele vai à procura de um outro lugar sozinho.

Porém, se você gostar de uma ajuda com o controle de insetos, pode criar um ambiente confortável ​​​​para o ouriço providenciando um local para ele se abrigar.

Um exemplo é uma fazer uma casa simples com caixa, com duas entradas e entradas de ar, colocada num local sossegado do jardim, pode ser o local ideal para um ouriço hibernar. A caixa deve ficar escondida em arbustos densos, entre galhos ou folhas, para maior isolamento no inverno.

Ouriço-cacheiro: o brasileiro

A América não é o habitat do ouriço mas, entre as 16 espécies, uma pode ser encontrada no Brasil: o ouriço-cacheiro.

A imagem mostra um ouriço da espécie cacheiro, com espinhos brancos é muito comum nas regiões de mata no Brasil.

O ouriço-cacheiro é muito comum nas roças brasileiras e regiões de mata. – Foto: Internet/Reprodução ND

O ouriço-cacheiro vive na mata atlântica em regiões arborizadas e tem hábitos solitários. O animal raramente desce ao chão, e encontra seu alimento e água nas árvores. Ele adora lugares úmidos, como florestas da América do Sul.

Apesar de ter espinhos esse animal não ataca e nem os lança no inimigo, sua forma de defesa é a eriçando eles e escondendo a cabeça.

Ouriços como pet

Apesar da proteção da espécie, existe uma que ainda é muito comum ser criada como animal de estimação: o ouriço pigmeu africano (Atelerix albiventris) ou hedgehog.

A imagem mostra um ouriço da espécie pigmeu africano, um animal de estimação.

Pets da espécie de ouriço pigmeu africano (Atelerix albiventris) ou hedgehog se tornaram muito comuns. – Foto: Internet/Reprodução ND

Existem pouquíssimos criadores de hedgehog legalizados no Brasil. Inclusive a comercialização da espécie já chegou a ser proibida pelo Ibama, mas foi legalizada há pouco tempo.

Para quem deseja ter um hedgehog, é preciso se cadastrar no site do Ibama e preencher todos os pré-requisitos. Em seguida, procurar um criadouro legalizado no país para que seja legalizado.

Depois desse processo apenas com a nota fiscal será possível registrá-lo no instituto e receber o microchip, assim como outros animais exóticos ou silvestres que são legalizados.

A criação de animais selvagens no Brasil

Para saber quais animais selvagens não precisam de autorização para criação é necessário acessar a lista de espécies isentas no site do Ibama.

A imagem mostra um macaco de coloração marrom com um galho na boca.

Se o animal não está na lista de animais permitidos pelo Ibama, a única possibilidade é por meio de um criadouro – Foto: Ze Paiva/Vista Imagens/ND

Nesse caso, você não precisa de nenhuma documentação do órgão ambiental para criar. Mas, mesmo autorizado, não importa qual seja o animal, o órgão ambiental pode atuar em casos de maus-tratos.

Se o animal não está na lista de animais permitidos pelo Ibama a única possibilidade de ter um animal silvestre legalizado é por meio de um criadouro, estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.