Talibã suspende campanha de vacinação contra polio da ONU no Afeganistão

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o Talibã suspendeu nesta segunda-feira (16) a campanha de vacinação contra a poliomielite no Afeganistão, um dos únicos países onde a doença nunca foi erradicada.
A suspensão da campanha ocorre quatro dias depois de soldados talibãs atacarem um posto de vacinação contra a polio no Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão, e matarem duas pessoas.
É um revés devastador para a erradicação da poliomielite, já que o vírus é um dos mais infecciosos do mundo e qualquer grupo de crianças não vacinadas onde o vírus esteja se espalhando pode desfazer anos de progresso.
O Afeganistão é um dos dois países em que a disseminação da doença potencialmente fatal e paralisante nunca foi interrompida. O outro é o Paquistão. É provável que a decisão do Talibã tenha grandes repercussões para outros países na região e além.
A notícia da suspensão foi repassada às agências da ONU logo antes do início da campanha de imunização de setembro. Nenhuma razão foi dada para a suspensão, e ninguém do governo controlado pelo Talibã estava imediatamente disponível para comentar.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.