Fumaça no DF: aulas são suspensas em escolas públicas; veja lista


Parque Nacional de Brasília é atingido pelo fogo desde a manhã deste domingo. Aulas na UnB e em escolas particulares também foram suspensas. Fumaça toma conta do céu de Brasília nesta segunda-feira (16)
TV Globo/Reprodução
Escolas públicas do Distrito Federal tiveram as aulas suspensas, nesta segunda-feira (16), por causa da dos efeitos da fumaça e da fuligem. O Parque Nacional de Brasília, conhecido também como Parque da Água Mineral, é atingido pelo fogo desde a manhã deste domingo (16).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Até o momento, de acordo com a Secretaria de Educação, as seguintes escolas estão com aulas suspensas hoje:
Centro de Ensino Fundamental 306 Norte;
Centro de Ensino Fundamental Lago Norte;
Centro de Ensino Médio da Asa Norte (CEAN);
Centro de Ensino Médio Paulo Freire;
Escola Classe 316 Norte (Beija Flor);
Escola Classe 113 Norte;
Escola Classe 312 Norte;
Escola Classe 106 Norte;
Escola Classe Granja do Torto;
Centro Educacional Lago Norte (CEDLAN);
Jardim de Infância 312 Norte.
Além disso, as aulas na Universidade de Brasília (UnB) foram suspensas e a Biblioteca Central foi fechada. Algumas escolas particulares também cancelaram as atividades.
Fumaça no céu
Fumaça toma conta do céu de Brasília após incêndio no Parque Nacional
O Distrito Federal amanheceu com o céu tomado por fumaça (veja vídeo acima). A qualidade do ar em Brasília está “insalubre”, de acordo com medição feita pela plataforma suiça IQair, que tem uma estação de medição na Asa Norte.
A fumaça é resultado, principalmente, do incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília, desde este domingo (16). A estimativa da área atingida é de 1,2 mil hectares, segundo última atualização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar as causas do incêndio. A informação foi confirmada pelo diretor de Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, à repórter Isabela Camargo, da GloboNews.
O presidente do órgão, Mauro Pires, afirmou que o fogo teve início de formal intencional, sinalizando que a causa do incêndio pode ter sido criminosa.
O DF está há 146 dias sem chuva e em alerta amarelo para baixa umidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há uma possibilidade pequena de chuva a partir desta segunda quinzena de setembro, mas de forma pontual. Ou seja, mesmo se houver chuva, não dará início ao período chuvoso da capital.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Brasília amanhece tomada por fumaça; qualidade do ar está ‘insalubre’, diz plataforma de medição
VÍDEO: incêndio no Parque Nacional de Brasília continua nesta segunda-feira; bombeiro se fere durante combate
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.