MS registra 5,2 mil ocorrências de queda de árvore sobre a rede elétrica


Queda de árvore em fiação já impactou mais de 338 mil pessoas em oito meses no estado; a Energisa separou algumas dicas em como evitar acidentes com a rede elétrica de energia. Queda de árvore em fiação já impactou mais de 338 mil pessoas em MS
Reprodução
De janeiro a agosto deste ano, Mato Grosso do Sul registrou 5.292 ocorrências de queda de árvore sobre a rede elétrica, o que impactou mais de 338 mil pessoas, conforme concessionária de energia elétrica, Energisa.
O coordenador de Construção e Manutenção da Energisa, João Ricardo Nascimento, explica que em hipótese alguma uma pessoa deve podar uma árvore que esteja em contato com a rede elétrica.
Caso a árvore caída não esteja em contato com cabos da rede de energia elétrica, a prefeitura municipal e a defesa civil devem ser acionadas para realizarem a remoção da espécie por completo. Em situações de risco, a concessionária deve ser acionada.
“Ao se deparar com um cabo de energia elétrica partido no solo, sempre manter a distância e nunca tentar pegar com a mão, pois o cabo poderá estar energizado, podendo causar um acidente grave com choque elétrico. Em situações deste tipo, acionar de imediato a Energisa, para que possamos enviar equipes especializadas, que irão realizar o reparo com segurança”.
Queda de árvore de grande porte durante temporal, em Campo Grande
Ariovaldo Dantas
O especialista da Energisa orienta que a população escolha com atenção a espécie a ser plantada, levando em consideração o espaço disponível para o plantio e o tamanho que a espécie ocupará quando crescer. “Ao escolher uma muda de árvore para plantar é necessário levar em conta o porte que a espécie terá no futuro e se o local onde será plantada é o mais apropriado”.
A Energisa separou algumas dicas em como evitar acidentes com a rede elétrica de energia:
● Nunca tente retirar galhos de árvores ou qualquer objeto que estiver em contato com os fios de energia, já que os galhos em contato com os fios podem ocasionar curto-circuito, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. A Energisa deve ser acionada para envio de equipes especializadas, no intuito de realizar a poda com segurança;
● Caso haja alguma vítima, mantenha distância segura e entre em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193;
● Proteja-se dos raios também e nunca fique embaixo de árvores ou em campos abertos, já que são locais mais vulneráveis. Busque sempre lugares seguros e, se estiver em casa, retire os equipamentos da tomada;
● Ao escolher uma muda de árvore, é importante levar em conta o porte que a espécie terá no futuro e se o local onde será plantada é o mais apropriado, o que evita problemas nas estruturas das residências ou comércios e até possíveis acidentes com a rede elétrica.
Em caso de cabos partidos ou interrupção de energia, a população deve entrar em contato com a Energisa através dos canais:
● Call Center: 0800 032 0196
● Site: energisa.com.br

Adicionar aos favoritos o Link permanente.