Polícia prende 20 suspeitos em operação contra grupo criminoso liderado por Nego Jackson

A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), deflagrou na manhã de hoje uma grande operação contra uma facção criminosa que atuava nas zonas norte e sul de Porto Alegre. Intitulada Operação Aliança, a ação já resultou na prisão de 20 suspeitos e tem como foco a desarticulação do grupo criminoso, que era liderado por Jackson Peixoto Rodrigues, o Nego Jackson, morto em novembro de 2024 dentro da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan 3).

O que se sabe sobre o grupo

O grupo criminoso investigado tem forte atuação no tráfico de drogas, especialmente em áreas como os bairros Cascata, Glória e Vila Jardim, além de envolver-se também no tráfico de armas. A investigação começou com a prisão de um traficante em março de 2023, após a apreensão de porções de maconha e crack, o que levou os policiais a descobrir a conexão com os líderes da facção.

Operação Aliança

Até as 6h30min de hoje, a operação cumpriu 51 mandados judiciais, sendo 23 de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão, nas cidades de Porto Alegre e Gravataí, além de Charqueadas, Montenegro, Arroio dos Ratos e Canoas, na Região Metropolitana. A ação é coordenada pelo delegado Joel Wagner, da 1ª Delegacia de Investigação ao Narcotráfico.

Durante a operação, em uma das residências no bairro Cascata, foram encontrados tubos utilizados para arremessar drogas para dentro dos presídios. Esses tubos tinham ganchos para serem fixados a drones, evidenciando a sofisticada logística da facção para movimentar entorpecentes.

Papel de Nego Jackson

Nego Jackson, apesar de já ter sido assassinado dentro do presídio, ainda é considerado uma figura-chave no comando da facção criminosa. Ele era responsável por organizar o tráfico de drogas, armas e a lavagem de dinheiro. A facção também utilizava “laranjas” para movimentar dinheiro, usando dados de pessoas inocentes.

Próximos passos da investigação

A polícia continua com a apuração sobre o envolvimento de outros membros da facção, incluindo gerentes, responsáveis pelo transporte, armazenamento e venda de drogas. Também estão sendo investigados crimes relacionados ao tráfico de armas, que complementam as atividades ilícitas da organização.

The post Polícia prende 20 suspeitos em operação contra grupo criminoso liderado por Nego Jackson appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.