Lucas do Rio Verde emite alerta para aumento de casos de dengue; 11 em duas semanas

A secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde emitiu um alerta de orientacao a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Somente nos 18 primeiros dias, foram confirmados 11 casos de dengue, três de chikungunya e outros três ainda em investigação.

No ano passado, 304 pessoas contraíram dengue, uma morreu. Nove tiveram chikungunya. Os dados são da Vigilância em Saúde.

O mosquito, que se reproduz em qualquer recipiente com água parada, é o principal responsável pela transmissão do vírus da dengue, febre chikungunya e zika. A prefeitura tem feito, desde dezembro, mutirão nos bairros para recolher lixo que acumula água e serve de criadouro para o mosquito.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann, explica que o período chuvoso é o mais propício à proliferação do mosquito, mas que hábitos de limpeza podem evitar a reprodução do Aedes aegypti. “Se as pessoas tirarem pelo menos dez minutos por semana pra olhar o seu quintal, verificar se há embalagens que possam acumular água, vamos evitar a proliferação do mosquito e com certeza, salvar vidas”. “A nossa preocupação maior, hoje, é em relação a chikungunya. São moradores de Lucas, e a maioria se contaminou em outros municípios, e podem contribuir com a transmissão do vírus”, acrescentou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.