Presidente da Câmara de Lucas se reunirá com Sintep para mediar índice do RGA dos salários após categoria rejeitar proposta

O presidente da câmara, Airton Callai (Republicanos) e vereadores, se reunirão, nesta quarta-feira de manhã, com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), Márcia Bottin Barbosa, e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Karime Souto e buscarão mediar as negociações entre a prefeitura e os profissionais da Educação quanto a proposta de reajuste salarial anual (RGA) de 4,83%, feita pelo prefeito Miguel Vaz, e rejeitada pela classe, que pede ganho real de 10,37% mais recomposição de perdas, que somam 22,5%. O projeto de lei passará pela primeira votação na próxima sessão ordinária, na segunda-feira (17).

Callai afirmou, ao Só Notícias, que embora os legisladores não possam propor nenhum índice dr reajuste, vão “tentar chegar em um percentual que o executivo possa estender a mão e que o sindicato possa aceitar”. Ele adianta, no entanto, que um aumento acima dos 5% comprometerá a receita líquida do município com gastos acima dos 51% com folha salarial, colocando Lucas do Rio Verde em uma “linha vermelha” financeira.

“Vamos ouvir o que eles precisam, o que eles querem, vamos mostrar a realidade atual do município para eles, que eles já conhecem, já conversaram com o executivo, e nós vamos tentar achar uma solução, que seja responsável”, afirmou.

O Sintep convocou assembleia geral também para quarta-feira, a partir das 17h30, para decidir se os sindicalizados aceitam o valor proposto pelo poder executivo. Ha poucos dias a presidente, não descartou entrar em greve caso o reajuste não reflita o ganho real.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.