Sebrae apresenta cronograma de ações para empresas e voluntários do APL Alimentos e Bebidas VT

O Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari realizou sua reunião mensal na última quarta-feira (26), na sede do Sebrae em Lajeado. Durante o encontro, a coordenadora do APL, Aline E. Bagatini anunciou que o grupo participará do Circuito de Negócios da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que ocorrerá no dia 13 de março, em Lajeado.

“Sabemos que, para as empresas menores, é muito difícil negociar diretamente com grandes redes. Essa será uma excelente oportunidade para que elas interajam com os varejistas da região”, destacou Aline. Até o momento, 10 empresas do APL já confirmaram presença, e a participação segue aberta para outros interessados do arranjo.

A coordenadora também apresentou o planejamento para 2025, que inclui visitas técnicas e institucionais ao Colégio Teutônia, Senai, Senac e Fruki. Além disso, serão promovidas capacitações em temas como planejamento estratégico, sustentabilidade e inovação.

Ações do Sebrae VTRP para 2025

A gerente regional do Sebrae VTRP, Liane Klein, destacou que a meta para 2025 é atender 390 mil empresas no estado. Entre os projetos prioritários estão o fortalecimento da cadeia de alimentos e bebidas, a Indicação Geográfica (IG) da erva-mate, o incentivo à produção de leite e seus derivados, além das IGs de vinhos e azeites do Vale do Rio Pardo e a produção de morangos. Também estão previstas iniciativas voltadas à inovação e a educação empreendedora.

“Investimos em torno de R$ 23 milhões na região em 2024 no Sebraetec Supera, em parceria com o Sicredi, um recurso fundamental para a retomada das empresas afetadas no ano passado. Em 2025, nosso planejamento visa continuar apoiando os pequenos negócios e o fortalecimento da economia regional”, afirmou Liane.

Já a analista técnica do Sebrae, Soraia Gerhardt, apresentou o Projeto Prepara A&B Vale do Taquari com ações exclusivas para as indústrias de A&B para 2025. O projeto prevê ações diferenciadas e personalizadas para as empresas, o cronograma conta com a  realização de um diagnóstico empresarial, consultorias em gestão, workshops de marketing digital, estratégias comerciais, gestão financeira e tributação, além de ações como Sessão e rodadas de negócios para a promoção de vendas e networking.  

O projeto conta com um subsídio de 60% do valor para micro e pequenas empresas e é exclusivo para o setor de alimentos e bebidas. O cronograma foi desenvolvido com base em uma pesquisa realizada no ano passado junto às empresas do segmento que relataram suas principais dores, necessidades e desafios.

As atividades terão início em março, com diagnóstico empresarial e consultoria individual para elaboração do plano de ação. São disponibilizadas 20 vagas para esse projeto.

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