Consumidores perdem até 7 mil em fraudes nas compras online

Consumidor precisa estar mais atento porque os golpes ficaram ainda mais sofisticados, dizem especialistas

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Reprodução/ RDNE/Stock PROJEC

Os brasileiros tiveram prejuízo estimado em R$ 3,5 bilhões por conta de golpes em compras on-line, no último ano. Os dados são de uma pesquisa de mercado realizada pela OLX, marketplace de classificados virtuais de produtos.Uma dessas vítimas é uma vendedora de roupas. Moradora da Barra do Jucu, em Vila Velha, ela teve prejuízo de R$ 7 mil no final do ano passado.Acostumada a ir à região do Brás, em São Paulo, para comprar roupas, ela tentou adquirir os produtos pela rede social Instagram, mas a compra não deu certo. Quem relata a história é Lorena Bianchi, advogada responsável pelo caso.“Ela procurou no Instagram a mesma loja onde tinha feito as compras, em São Paulo. A ideia da minha cliente era comprar roupas para as vendas de final de ano. Tinha o site, tudo bonitinho. Só que as roupas nunca chegaram”, conta a advogada. Ela ressalta que esse é apenas um dos inúmeros casos que chegam em seu escritório.“Roupas, sapatos, celulares, carros… Se você tem costume de comprar na internet, é provável que já tenha levado algum golpe”, disse.Consultor de segurança digital, Eduardo Pinheiro explica que um dos motivos para o alto número de vítimas deve-se também ao fato de que muitas pessoas não tomam os cuidados necessários ao realizar compras on-line.“O Brasil é o paraíso dos golpes no comércio eletrônico. Muitas pessoas acreditam estarem fazendo o ‘negócio da China’ e depois se dão conta de que caíram em mais um golpe”, reforça.Especialista em Direito do Consumidor, a advogada Denize Izaita alerta que, com o desenvolvimento da inteligência artificial, os golpes ficaram ainda mais sofisticados.“Temos de redobrar o cuidado. Quem não lembra do caso da Sadia, no ano passado, quando o vídeo de dois famosos, feito com inteligência artificial, levou pessoas a comprar em um site falso? Até a empresa teve que desmentir”.Já o advogado Josmar Pagotto sugere, em compras on-line, conferir a plataforma Reclame Aqui – que conta com avaliação dos consumidores sobre prestadores de serviços e empresas. “Prefira também realizar compras parceladas”.Outros casosPropaganda enganosaEm julho do ano passado, um homem comprou três camisas, no valor de R$ 400, em uma loja virtual. Ele conta que a loja tinha um bom site, usava o nome de uma marca famosa e publicava fotos de celebridades, como o cantor Tiago Iorc. Após o pagamento, o consumidor recebeu um e-mail de confirmação. No entanto, nunca recebeu o pedido. A loja parou de responder. “Num site de reclamações, encontrei vários relatos sobre o golpe”, diz.Três golpes em 2024Uma agente penitenciária sofreu três pequenos golpes on-line em 2024. Uma bolsa da marca Farm, um óculos de grau e uma assinatura de antivírus. “Levei vários (golpes) ano passado. São pequenos valores. A bolsa, por exemplo, custava R$ 40. A propaganda tinha a Angelica. Só descobri que era falsa, porque nunca chegou (o produto)”.Perda na venda Uma moradora de São Paulo sofreu um golpe ao vender seu Iphone 12. Ela anunciou no OLX e passou o número do WhatsApp para conversar com o interessado. Ela conta que pegou confiança, entregou o celular para um motoboy e a pessoa desapareceu. “Perdi o celular e fiz um pix de R$ 600, pensando que tinha que pagar os serviços da plataforma. Era o único dinheiro que tinha para as férias e a ceia de Natal”.Saiba mais Falso pagamento e invasão de contaPesquisaRealizada pela OLX, marketplace de classificados de produtos usados, a pesquisa analisou dados do mercado digital brasileiro de janeiro a dezembro de 2024, incluindo sites, aplicativos e contas digitais, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas on-line.As fraudes bateram recorde no País no ano passado, segundo a pesquisa realizada pela OLX.Principais fraudes46% falso pagamento28% invasão de conta15% anúncio falso10% coleta de dadosPrincipais alvos27% celulares18% videogames14% carros, vans e utilitários8% computadores6% motosPrincipais golpesFalso pagamentoTambém conhecido como “golpe da compra aprovada”, ele acontece quando o fraudador se passa pelo comprador e faz um falso comprovante de depósito, levando a vítima a acreditar que o valor referente à compra foi pago e, portanto, estando apto entrega do item.O comprovante falso é enviado por e-mail ou aplicativo de mensagens e, quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto em mãos, deixando de responder as mensagens.Invasão de contaConsiste no uso de logins e senhas de outras pessoas, obtidos a partir de vazamento de dados na internet para a criação de anúncios falsos. Neste caso, o fraudador usa essas informações para se passar por pessoas idôneas e obter pagamentos antecipados por produtos que não existem ou até testar cartões da vítima para aplicar golpes em diferentes plataformas.Roubo de dadosobjetivo é coletar dados sensíveis dos usuários. Para isso, o criminoso costuma criar anúncios falsos e solicitar o preenchimento de formulários a fim de obter informações pessoais, como CPF, conta bancária, entre outros, para aplicar golpes futuros.Fonte: OLX e pesquisa A Tribuna.

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