Sinop: prefeitura vai ampliar análises de qualidade em água consumível com novos materiais

O secretário municipal de Saúde, Orodovaldo Antônio de Miranda, demandou a abertura de pregão eletrônico (registro de preços), que será licitado no dia 7 mês que vem, para a contratação de empresa no fornecimento de insumos e equipamentos ao Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), atendendo a ações de monitoramento nos níveis de impureza das porções distribuídas.

Dentre elas, estão análises, principalmente, nos parâmetros de Cloro Residual Livre (CRL), turbidez, cor, PH e coliformes totais. Os procedimentos são feitos mediante o uso de aparelhos portáteis e ambiente laboratorial nos padrões preconizados pelas normas e legislações vigentes, além do credenciamento pelo Laboratório Central do Estado (LACEN) e Vigilância Sanitária Estadual.

Algumas das enfermidades transmitidas por veículação hídrica são a cólera, diarreia, hepatite A, giardíase, amebíase, febre tifoide, gastroenterite, hepatite E, leptospirose e disenteria bacteriana. Tais condições podem evoluir para casos graves e até mesmo ocasionar óbitos.

O Vigiagua consiste num conjunto de atividades adotadas pelas autoridades de saúde pública, para garantir o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade. O modelo foi estabelecido em portaria pelo pelo Ministério da Saúde, em 2021, como parte integrante das ações de promoção da saúde e prevenção dos agravos transmitidos pela água.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.