Relembre as estreias dos últimos companheiros de Verstappen

Verstappen tem sido o terror dos seus companheiros de equipe

Liam Lawson pode estar vivendo seus últimos dias como piloto da Red Bull, após apenas duas etapas. Seus resultados são decepcionantes, sobretudo em comparação com Max Verstappen. No entanto, sabemos que a comparação com o tetracampeão mundial é extremamente difícil para qualquer piloto.

Nesse contexto, bons pilotos como Alexander Albon, Pierre Gasly e Sergio Pérez, que se destacaram em outras equipes, também enfrentaram dificuldades no segundo carro da Red Bull. A equipe, conhecida por sua impaciência, sempre colocou seus pilotos sob pressão, mas nunca tão cedo quanto no caso de Lawson.

Mas será que os resultados dos outros pilotos no início foram realmente superiores aos do neozelandês, ou a pressão sobre o jovem piloto é prematura? O SportBuzz traz os números dos quatro pilotos para você!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SportBuzz (@sportbuzzbr)

Pierre Gasly

O piloto que foi queimado mais rápido pela Red Bull foi o francês Pierre Gasly, substituído após apenas 12 corridas. Seu início na equipe não foi fácil. Assim como Lawson, ele foi eliminado no Q1 no GP da Austrália e largou da 17ª posição. Fez uma corrida de recuperação, mas não conseguiu pontuar, terminando em 11º lugar. Enquanto isso, Max Verstappen largou em quarto e subiu ao pódio com a terceira posição na corrida.

Na etapa seguinte, no GP do Bahrein, Gasly deu um passo à frente. Conseguiu passar do Q1, mas foi eliminado no Q2, largando em 13º. Na corrida, marcou seus primeiros pontos pela equipe, terminando em oitavo. Para efeito de comparação, Verstappen largou em quinto e terminou uma posição acima, em quarto.

Nas 10 corridas seguintes, Gasly só ficou fora da zona de pontuação duas vezes: em Baku, onde abandonou a corrida, e na Alemanha, onde terminou em 14º. No entanto, na comparação com Verstappen, a diferença era crítica: 11 a 1 tanto em classificações quanto em corridas. Além disso, Gasly chegou a ficar uma volta atrás do holandês, mesmo com o mesmo carro. Assim, acabou substituído por Alexander Albon.

Alexander Albon

Ainda em 2019, após a pausa do verão europeu, a Red Bull voltou com Alexander Albon no lugar de Pierre Gasly. O tailandês foi eliminado no Q1 em sua estreia e largou da 17ª posição, mas, com uma grande recuperação no GP da Bélgica, escalou até a quinta colocação, superando Verstappen, que abandonou a corrida.

Na etapa seguinte, em Monza, Albon surpreendeu novamente. Ele se classificou em oitavo, enquanto Verstappen, que já tinha penalidades a cumprir por troca de componentes do motor, não marcou tempo e foi eliminado no Q1, largando da 19ª posição. Essa foi a única vez que o tailandês largou à frente do futuro tetracampeão. Na corrida, Albon terminou em sexto, enquanto Verstappen ficou em oitavo.

Ao todo, Albon disputou 26 corridas ao lado de Max, perdendo por 25 a 1 em classificações e por 17 a 9 em corridas. Vale destacar que, dessas nove vitórias de Albon sobre Verstappen, sete aconteceram em provas em que o holandês abandonou por problemas mecânicos ou colisão.

Sérgio Perez

O piloto mais experiente desta lista, Sergio Pérez, teve um bom início na Red Bull. Em sua estreia, largou em 11º, enquanto Max Verstappen conquistou a pole position. Na corrida, Pérez fez uma boa recuperação e terminou em quinto, enquanto Verstappen cruzou a linha de chegada em segundo.

Na etapa seguinte, Pérez superou o holandês na classificação, conquistando a segunda posição no grid, uma à frente do então número 33. No entanto, na corrida, enfrentou problemas e terminou fora da zona de pontuação, em 11º, enquanto Verstappen venceu a prova.

Ao todo, o mexicano disputou 90 corridas ao lado de Verstappen, sendo superado por 77 a 13 em classificações e por 79 a 11 em corridas. Apesar da ampla superioridade do tetracampeão, Pérez resistiu à pressão da equipe por quatro anos, tornando-se o companheiro de equipe mais longevo da carreira do holandês.

Liam Lawson

O mais inexperiente a assumir o posto de piloto da Red Bull, Lawson foi eliminado no Q1 em suas duas primeiras corridas. Largou em 18º no GP da Austrália e em 20º no GP da China, enquanto Verstappen conquistou a 3ª e a 4ª posição no grid, respectivamente.

Além disso, em Melbourne, Lawson cometeu um erro, bateu e abandonou a prova, enquanto Max terminou em segundo. Já em Xangai, após três desclassificações, o neozelandês subiu para a 12ª posição no grid, enquanto o holandês concluiu a corrida em quarto.


 

O post Relembre as estreias dos últimos companheiros de Verstappen apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.