Conheça os percursos do Swim GP 2025

O Swim GP 2025 terá ao todo oito provas de natação em águas abertas que serão disputadas nos dias 19 e 20 de julho em Portugal. O evento contará com as provas de 20 km, 10 km, 5 km, 3,8 km, 1,9 km, 1 km e mais duas na versão kids de 200m e 400m. As iscrições para as provas estão abertas e deverão ser feitas através da plataforma Lap2Go através deste link: https://lap2go.com/pt/event/swim-grand-prix-2025. Conheça abaixo os percursos que passarão por pontos marcantes de Lisboa e Cascais, em Portugal.

Travessia Lisboa-Cascais/ 20km

A ultramaratona Travessia Lisboa-Cascais de 20 km terá início na histórica Doca de Belém, em Lisboa, um local emblemático próximo à icônica Torre de Belém e ao Padrão dos Descobrimentos, monumentos que celebram as grandes navegações portuguesas. Os nadadores entrarão no rio Tejo e seguirão a maré baixa pelos primeiros 9 km antes de alcançarem o oceano Atlântico.

Padrão dos Descobrimentos – Travessia dos 20k . Foto: Divulgação Swim GP

Esta prova de natação em águas abertas segue as regras da World Aquatics e será supervisionada por árbitros. O trajeto conta com boias a cada 500 metros e quatro pontos de abastecimento para apoio dos kayaks que acompanham os nadadores.

Foto: Torre de Belém. Divulgação/SWIM GP 2025

A chegada será na Praia dos Pescadores, em Cascais, uma vila charmosa que preserva sua essência pesqueira e abriga uma rica herança cultural. Cascais é conhecida pelo Palácio da Cidadela, a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz e o Farol de Santa Marta, que oferecem um cenário único para os participantes e espectadores.

Os nadadores serão acompanhados por um kayak, essencial para a segurança e fornecimento de alimentação.

Travessia Oeiras-Cascais/10 km

A  Travessia Oeiras-Cascais de 10 km inicia-se na Praia da Torre, em Oeiras, localizada ao lado do imponente Forte de São Julião da Barra, uma fortificação de 1579 que serviu de proteção à entrada do Tejo e ainda hoje impressiona por sua grandiosidade.

Após passarem pelo forte, os nadadores seguem em direção a Cascais, onde poderão desfrutar de um percurso marcado por boias a cada 500 metros e dois pontos de abastecimento. A linha de chegada será na água, em frente à Praia dos Pescadores.

Forte de S. Julião da Barra – Travessia 10k . Foto: Divulgação/SWIM GP 2025

Embora a maré não tenha grande impacto no desempenho, o primeiro quilômetro pode apresentar alguma corrente. Para garantir a segurança de todos os participantes, é obrigatório o uso de uma boia de segurança no tornozelo.

Prova de 5 km

Esta prova levará os nadadores da Praia de São Pedro, no Estoril, até o coração da Baía de Cascais, na Praia dos Pescadores. A largada e a chegada ocorrerão na água, sendo esta última marcada por um arco flutuante.

Para garantir a segurança dos participantes, é obrigatório o uso de uma boia de segurança no tornozelo.

Prova de 3,8 km

Esta prova de 3,8 km consiste em uma única volta, começando e terminando na Praia dos Pescadores, em Cascais. Os nadadores partirão em direção ao leste logo após o nascer do sol, podendo enfrentar dificuldades de visibilidade ao nadar contra a luz. O percurso é demarcado por boias ao longo de toda a extensão.

A maré não influenciará significativamente o desempenho dos atletas.

Prova de 1,9 km

O percurso de 1,9 km terá início e fim na Praia dos Pescadores, em Cascais. Para concluir a prova, os nadadores deverão atravessar o arco na chegada.

Prova de 1 km

Ideal para quem deseja um bom desafio, nesta prova os nadadores precisam dar uma volta completa pela Baía de Cascais, com largada e chegada na Praia dos Pescadores. Este percurso permite que os participantes apreciem a beleza da cidade que tem monumentos icônicos, como a Cidadela de Cascais e o Museu Condes de Castro Guimarães.

Provas Kids

Crianças e jovens de 9 a 14 anos poderão nadar as provas de 400m e 200m no coração da baía de Cascais, na Praia dos Pescadores. As distâncias são voltadas para iniciantes na modalidade.

O Swim GP foi eleito o melhor festival esportivo de 2024 pela World Open Water Swimming Association (WOWSA) e integra o prestigiado circuito mundial Ultramarathon Swim Series. Na edição do ano passado, o evento reuniu 700 nadadores, incluindo um grande número de brasileiros que aproveitaram a oportunidade para competir em águas europeias. No total, atletas de mais de 40 países participaram das disputas.

Palacio Seixas, próximo à Praia dos Pescadores. Divulgação/SWIM GP 2025

O evento conta com o apoio de marcas renomadas, como o Onyria Quinta da Marinha Resort (hotel oficial), a EFFEKT (responsável pela recuperação dos nadadores) e a TF Sports (equipamentos esportivos). Além disso, recebe suporte institucional da Câmara Municipal de Cascais, em parceria com Oeiras e Lisboa, e de entidades como Visit Cascais, Turismo de Portugal e a União de Freguesias de Cascais e Estoril.

Saiba mais sobre a prova aqui: https://swimgp.com/pt/

 

Gostaria de receber as notícias de natação e águas abertas no seu e-mail?

Cadastre-se aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.