Globo encerra transmissões da Série B após 28 anos e deixa caminho livre para concorrentes

Logotipo do Futebol Globo com fundo em degradê azul e roxo e símbolo da emissora ao lado do texto

A Globo deixará de transmitir a Série B do Campeonato Brasileiro a partir de 2025, encerrando uma sequência de 28 anos exibindo o torneio. A emissora optou por não fazer uma oferta relevante pelos direitos, o que abriu espaço para outras empresas avançarem nas negociações. Nesse sentido, a decisão está relacionada à ausência de clubes de massa na disputa e à prioridade dada ao pacote da Série A do Brasileirão, adquirido recentemente pela empresa.

O que você precisa saber

  • Globo deixará a Série B do Brasileirão após 28 anos de transmissões;
  • Emissora optou por priorizar os direitos da Série A para 2025;
  • Disney+ e ESPN devem exibir jogos da segunda divisão neste ano;
  • RedeTV! planeja transmitir uma partida por rodada em TV aberta;
  • Negociações são conduzidas por Libra e Liga Forte União com a Peak;
  • Player digital ainda será definido para completar a distribuição.

Conforme a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, as tratativas pelos direitos da Série B do Brasileirão vêm sendo conduzidas pelas duas principais associações de clubes: a Libra e a Liga Forte União. A Peak, empresa responsável pela comercialização do torneio, está em fase final de negociação com a Disney e a RedeTV!. O plano prevê exibição dos jogos na TV por assinatura pela ESPN e no streaming pelo Disney+. A RedeTV! deverá transmitir uma partida por rodada na TV aberta.

Fernanda Gentil revela saudade da TV e deseja retornar com novos projetos
Fred Bruno celebra nova fase na Globo e detalha bastidores do Globo Esporte

O modelo de distribuição ainda não está totalmente fechado, mas um player digital deve completar o pacote de exibição. As conversas devem ser concluídas até esta quarta-feira (2). Ainda de acordo com a publicação, a confirmação de que a Globo está fora do processo veio de diferentes fontes do mercado e indica um novo cenário para os direitos de transmissão da segunda divisão a partir do próximo ano.

Globo transmitia Série B do Brasileirão desde 1997

A Globo iniciou as transmissões da Série B em 1997, pelo canal SporTV. Em 2003, a competição chegou à TV aberta com a presença de clubes tradicionais como Palmeiras e Botafogo, rebaixados na época. A partir de 2006, o torneio também passou a integrar a grade do Premiere, serviço de pay-per-view esportivo da emissora. A cobertura se manteve por mais de duas décadas.

Em 2023, a Globo já havia deixado de exibir os jogos da segunda divisão na TV aberta, mas manteve os direitos para o SporTV e o Premiere. A mudança prevista para 2025 representa uma ruptura definitiva com a competição, que por muitos anos teve forte presença na programação esportiva da empresa, especialmente em anos com clubes tradicionais em disputa.

A edição de 2025 contará com 20 clubes, dos quais 17 estão ligados à Liga Forte União: Amazonas, América-MG, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Vila Nova, Atlético-GO, Ferroviária, Criciúma, Cuiabá, Athletico-PR e Athletic-MG. Os outros três, Volta Redonda, Paysandu e Remo, são filiados à Libra. A falta de times com grandes torcidas nacionais teria pesado na decisão da Globo de abrir mão da Série B do Brasileirão.

The post Globo encerra transmissões da Série B após 28 anos e deixa caminho livre para concorrentes appeared first on TV Pop.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.