F1: Bortoleto esclarece conversa com Marko em Xangai

Bortoleto ao lado de Mariana Becker

Durante o media day do GP do Japão, Gabriel Bortoleto esclareceu a conversa que teve com Helmut Marko, consultor da Red Bull. A imagem dos dois conversando viralizou após o GP da China, gerando especulações sobre uma possível vaga do brasileiro em um dos quatro carros da equipe (incluindo a Racing Bulls).

No entanto, segundo Julianne Cerasoli, o encontro foi apenas uma apresentação formal. Como os dois ainda não haviam sido apresentados pessoalmente, Bortoleto tomou a iniciativa de se apresentar oficialmente. O austríaco, por sua vez, aproveitou o momento para esclarecer a declaração em que se referiu ao brasileiro como “piloto B”.

Marko explicou que suas palavras foram mal interpretadas e que o que saiu na imprensa foi pior do que ele realmente disse. Ele elogiou Bortoleto, destacando sua inteligência, e garantiu que está tudo bem entre os dois. A jornalista também reforçou que não houve qualquer oferta de vaga na Red Bull, uma vez que o brasileiro tem um contrato de longo prazo com a Audi.

Sobre a polêmica substituição de Yuki Tsunoda por Liam Lawson na Red Bull, Bortoleto comentou: “É um esporte duro, né? Mas todo mundo já sabia disso. Eles têm suas razões. Não estou nem curioso, para ser honesto. Estou ansioso por mim mesmo, para continuar melhorando e crescendo nesse esporte.”

Entenda polêmica entre Bortoleto e Marko

canal da Red Bull, ‘ServusTV’, convidou Helmut Marko, na última segunda-feira, 10, para classificar os cinco estreantes da temporada de 2025 da Fórmula 1: Andrea Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Isack Hadjar, Jack Doohan e Gabriel Bortoleto. Marko avaliou cada piloto em uma escala de A (futura estrela da F1), B (piloto consistente, mas sem grande destaque) e C (não deve ficar muito tempo no grid).

Marko classificou Antonelli e Bearman, como pilotos de nível A, embora tenha destacado a pressão sobre o italiano em estrear pela Mercedes e alertado sobre os riscos da pilotagem agressiva do piloto da Haas. O mesmo “grau” foi atribuído a Hadjar, novo piloto da Racing Bulls.

Por outro lado, Marko avaliou Doohan, da Alpine, que integrou a academia da Red Bull entre 2017 e 2021, como um piloto de nível C. “Não acho que ele completará a temporada”, afirmou. Por sua vez, Bortoleto recebeu uma nota intermediária. O conselheiro declarou:

“Eu o classificaria como um piloto B. Ele é muito inteligente, venceu o campeonato da Fórmula 3 (em 2023), mas com apenas uma vitória. Ele tende a evitar problemas. Na Fórmula 2, conquistou apenas duas vitórias. É um piloto que leva o carro até o fim, tem um bom domínio de estratégia e gerenciamento de pneus, mas não vejo nele aquela velocidade absoluta.”


 

O post F1: Bortoleto esclarece conversa com Marko em Xangai apareceu primeiro em Sportbuzz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.